Gás de Carinhanha é o mais caro toda região.
Carinhanha tem o gás mais caro da região, o que é um absurdo. Antes, o que levava os produtos a ficarem caro era o transporte, por causa da travessia das balsas, o que em carecia os produtos.
Carinhanha tem o gás mais caro da região, o que é um absurdo. Antes, o que levava os produtos a ficarem caro era o transporte, por causa da travessia das balsas.
Com a ponte, ao Invés dos produtos diminuírem os custos. Tudo ficou mais caro. O gás de cozinha é vendido na sede do municipio Carinhanha por 35 reais, enquanto na vizinha cidade de Malhada, distante 6 quilômetros é vendido por 28 reais. Até no interior do municipio de Carinhanha, na comunidade de Barrinha, distante 60 quilômetros da sede, onde as situações das estradas não são das melhores, os comerciantes vendem o gás por 34 reais.
A população ver a formação de cartéis na cidade, acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor. No Brasil, assim como em quase todos os países onde há leis antitruste, a formação de cartéis é considerada crime.
A política brasileira de defesa da concorrência é disciplinada pela Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994. De acordo com a legislação brasileira de 1988, no âmbito administrativo, uma empresa condenada por prática de cartel poderá pagar multa de 1 a 30% de seu faturamento bruto no ano anterior ao início do processo administrativo que apurou a prática.Enquanto os consumidores aguardam uma providencia por parte das autoridades competentes,o consumidor continua pagando por preços absurdo;os botijoes de gás ,em muitos pontos de distribuição da cidade estão armazenado de forma irregular.O que pode provocar acidentes e colocar vidas de diversas pessoas em risco.
Fonte:João Miguel Fonte e Redação:folhadovale.net