Em Guanambi, Waldez Góes autoriza realização de estudos para concessão do Projeto de Irrigação Vale do Iuiu
O projeto contempla Malhada, Iuiu e Sebastião Laranjeiras, inclusivo, estudos preliminares indicam uma área de 51,7 mil hectares.
GUANAMBI — O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, autoriza, nesta segunda-feira (2), a realização do edital para elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental e modelagem jurídica para viabilizar Parceria Público-Privada (PPP) voltada à execução de obras de infraestrutura para captação e distribuição de água no Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no sudoeste da Bahia.
A solenidade contou com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, prefeitos, deputados, vereadores e lideranças regionais, na Praça do Feijão, em Guanambi, também no sudoeste.
Administrado pela Codevasf, instituição vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, abrange os municípios de Malhada,Iuiú e Sebastião Laranjeiras.
Com cerca de 250 mil hectares de terras, o projeto contempla dois grandes blocos – Iuiú Norte e Iuiú Sul. Estudos preliminares indicam a viabilidade de irrigação de uma área de 51,7 mil hectares e apontam o grande potencial devido à qualidade do solo, clima favorável e captação de água do rio São Francisco, além da malha rodoviária para o escoamento da produção.
A potencialidade agrícola aponta para culturas tradicionais, como o feijão e olerícolas (cebola, cenoura, melão, melancia, pimentão e tomate), além de frutícolas semiperenes (abacaxi, banana, mamão e maracujá) e perenes (goiaba, limão e manga).