Em documentário que se transformará em Livro, Sérgio Radiola abraça a luta os camponeses pobres

O radialista ficou aproximadamente 5 dias na região ouvindo os camponeses e vendo de perto a luta, conforme será relatado no documentário.

Sérgio e assentado
Sérgio e assentado

JUVENÍLIA — Em meados de 2015, o então radialista da Pontal FM, Sérgio Radiola, fez uma série de reportagens sobre a luta dos Camponeses Pobres do Norte de Minas Gerais pela posse das terras no Assentamento Trevo, em Juvenília, que na época ocupava grandes somas de terras do ex-governador e então prefeito de Guanambi, Nilo Coelho.

O radialista ficou aproximadamente 5 dias na região ouvindo os camponeses e vendo de perto a luta. A partir daquele momento ele começou a acompanhar as dificuldades das pessoas para se manterem na terra, mas acabou se concretizando e realizando o sonho de muitas pessoas de obterem seu próprio pedaço de terra para poder plantar e criar animais como bois e cabras.

Agora, ele prossegue fazendo a série de reportagens para transformar em livro e para tanto já rodou boa parte da região, incluindo Carinhanha.

De acordo com Sérgio Radiola, agora ele pretende mostrar outro acampamento vitorioso que é o Acampamento dos Goianos e a luta dos camponeses na Lagoa dos Portácios.

Para o jornalista, esse é um dos fenômenos da geopolítica moderna que tem semelhança com o período dos coronéis do século XIX no Brasil que serviu de plano de fundo para o fenômeno chamado de cangaço. A diferença, segundo Radiola, é que agora o povo acordou e foi à luta!

Deixe seu comentário