Deputada Ivana Bastos fala sobre barragem de rejeitos da Bamin
Ela ainda deixou claro que o governador Rui Costa (PT), não concederia licença no projeto não fosse totalmente seguro.
A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) concedeu entrevista na última sexta-feira (31), ao portal Folha do Vale na cidade de Iuiú. A parlamentar comentou sobre o projeto apresentado pela Bahia Mineração (Bamin) para construção da barragem de rejeitos que será construída no leito do riacho Pedra de Ferro, na divisa dos municípios de Caetité e Pindaí, no sudoeste da Bahia.
De acordo com Bastos, ela é a favor do debate e criticou o comportamento daqueles que estão jogando para a plateia. Ela ainda deixou claro que o governador Rui Costa (PT), não concederia licença no projeto não fosse totalmente seguro.
“Eu vi ali na Câmara de Vereadores, muita gente jogando pra plateia. Eu acho que precisa se estudar o projeto, precisa ver a viabilidade do projeto e a responsabilidade do projeto, porque a gente sabe que é o desenvolvimento chegando, claro que não quero que aconteça o que aconteceu em Brumadinho, que não quero que aconteça o que aconteceu em Mariana”, disse ela.
A deputada disse que o projeto apresentado pela Bamin na Assembleia Legislativa, tem mostrado muita responsabilidade. “Tem muita gente envolvida que não quer dialogar, essas pessoas precisam conhecer o projeto e comprovar o risco”, disse ela.
Em Sessão Ordinária na Câmara Municipal realizada no dia 27 de maio, técnicos da Bamin falaram um sobre o projeto. Segundo Wilson Thibes, representante da empresa, nesse modelo de barragem serão investidos na construção R$ 200 milhões. Thibes disse ainda que a capacidade será de 180 milhões de metros cúbicos de rejeitos, enquanto modelo montante, considerado menos seguro seria investido R$ 90 milhões de reais.
Depois da reunião na Câmara, o grupo “Vida Sim! Barragem Não”, marcou manifestação para dia 6 de junho, às 07h30, com concentração na Praça da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Guanambi.
Redação www folhadovale.net