Datafolha e Atlas dão resultados inversos nas pesquisas da Bahia
A diferença é causada pelo fato da pesquisa Atlas coloca Jerônimo na liderança, enquanto o Datafolha coloca Neto na liderança.
SALVADOR – Pesquisas Datafolha e Atlas Intel divulgadas nesta quarta-feira (22) apresentam resultados diferentes, além de deixar os eleitores totalmente confusos. Enquanto o Datafolha coloca na liderança o ex-prefeito de Salvador ACM (União Brasil), o Atlas Intel mostra que o candidato petista Jerônimo Rodrigues com 40,3% na liderança.
O Datafolha informa que a vantagem de Neto sobre o segundo colocado, o petista Jerônimo Rodrigues, é de dezessete pontos percentuais. O petista tem 31%. O Atlas Intel mostra que Jerônimo cresceu 23% em menos de dois meses.
A pesquisa Atlas Intel contratada pelo jornal A Tarde, já a pesquisa Datafolha pelo Grupo Metrópoles. Ambas as pesquisas foram divulgadas no mesmo dia, mas então por que há tanta diferença?
A diferença aparentemente é causada pelo fato da pesquisa Atlas informar ao público os partidos dos candidatos, enquanto o Datafolha informa os nomes dos candidatos.
Para cientistas políticos como são institutos diferentes, são interpretações também diferentes. É possível imaginar que a pesquisa Datafolha onde há apenas os nomes dos candidatos possa favorecer ACM Neto, que carrega o sobrenome do avô Antônio Carlos Magalhães.
A favor de Jerônimo Rodrigues na Atlas, pesa a aprovação que seu partido, o PT de Lula, tem no Estado, uma vez que os nomes dos partidos são informados, além de ser atrelado ao nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Os institutos usam metodologias diferentes nas pesquisas, contudo, é importante observar que se o Altlas tiver certo o PT repete o feito dos anos anteriores e nasce uma esperança para o petista, já se o Datafolha estiver certo Neto leva com tranquilidade.