Brumado completou um ano do primeiro caso da Covid-19 confirmado

Após um ano de pandemia, o gestor executivo da cidade de Brumado acredita que tratamento precoce contribui para queda de contaminação e que o lockdown não é necessário.

Foto: Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Brumado

Brumado – Cidade com pouco mais de 67 mil habitantes, localizada na região do Sudoeste do estado da Bahia, nos últimos dias vem apresentando uma evolução crítica na taxa de transmissão do coronavírus.

Desde a primeira notificação oficial de contaminação, em 22 de março de 2020, há um ano, a Secretaria Municipal de Saúde já contabilizou 6.451 casos confirmados, deste número, 5.604 pessoas estão curadas. 

A primeira infectada foi uma mulher com idade entre 30 e 40 anos e o primeiro óbito ocorreu no dia 1º junho de 2020, ceifando a vida de uma mulher de 50 anos de idade.

O número de mortes por complicação da Covid-19 na cidade já chegou a 104 vidas perdidas, e atualmente são 743 casos ativos no município.  De acordo as informações do último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Brumado, na segunda-feira (22), às 19h55.

Conforme o portal da transparência da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), na cidade de Brumado já foram aplicadas 4.985 doses de vacina, entre a Coronavac e Oxford.

Na segunda-feira (22), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), participou de uma videoconferência com o governador Rui Costa (PT) a fim de definir estratégias para enfrentamento ao coronavírus. Apesar do gestor executivo não concordar com medidas mais restritivas, ele irá acatar as medidas determinadas pelo Governo do Estado. “Acredito que não chegaremos ao ponto de um lockdown. Lockdown é impossível”, declarou.

O prefeito ainda pediu o apoio da imprensa no processo de conscientização da população para conter o avanço da pandemia. “A mídia tem credibilidade para falar com isenção”, pontuou.

Em fase do pior pico já registrado na cidade o prefeito acredita que o tratamento precoce é a medida mais adequada para frear a taxa de contaminação. “Estou piamente acreditando que nós já atingimos o pico e vamos descer agora essa curva. Ainda que seja assim, estamos fazendo o que nos cabe”, destacou.

Com o objetivo de obter algumas repostas sobre as medidas pensadas pela gestão para conter a onda de transmissão da Covid-19 no município, a equipe de reportagem do Portal Folha do Vale, fez alguns questionamentos ao Secretário de Saúde,Cláudio Soares Feres, sobre a gestão da pandemia durante um ano, mas até o fechamento da matéria o secretário não respondeu os questionamentos, mesmo o prefeito considerando a imprensa um importante aliado no combate a pandemia.

Deixe seu comentário