Bahia Mineração inaugura Centro de Aquicultura no interior do município de Malhada

Entre outras frentes de trabalho na área ambiental, o Pesca Sustentável ministrou aulas de educação ambiental para adultos e crianças e realizou a limpeza da Lagoa do Samba.

A Bahia Mineração – Bamin inaugura a partir das 10 horas da manhã desta quinta-feira (11/4), na comunidade da Ilha de Zezé, o Centro de Aquicultura de Malhada. O empreendimento vai beneficiar cerca de 800 pescadores da região, que poderão utilizar o Centro para o beneficiamento do pescado produzido principalmente nas Lagoas do São Francisco. A cerimônia vai contar com a presença de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do São Francisco) e da diretoria da mineradora.

O centro de aquicultura é mais uma etapa do Projeto Pesca Sustentável. Criado pela Bamin, o projeto também prevê a implantação de 12 tanques-rede com 15 mil alevinos da espécie Pacu Caranha na Lagoa de Samba, localizada na comunidade de Zezé. O projeto tem como objetivos principais gerar trabalho e renda, aumentar a segurança alimentar daquela população e contribuir para a preservação ambiental do Rio São Francisco.

A estimativa é que o centro produza entre 10 e 12 toneladas de peixe por ano. A produção deverá ser comercializada tanto em Malhada quanto em cidades vizinhas. Técnicos do projeto articulam com o poder público a inclusão destes peixes no cardápio da merenda escolar da região.

Além da geração de renda, a produção de peixes aumenta a segurança alimentar pois o pescado também será consumido pelas famílias produtoras. Ambientalmente, o projeto se destaca pela preservação de espécies nativas e pelo repovoamento de espécies nativas do Rio São Francisco. Entre outras frentes de trabalho na área ambiental, o Pesca Sustentável ministrou aulas de educação ambiental para adultos e crianças e realizou a limpeza da Lagoa do Samba.

O Pesca Sustentável é mais um investimento social voluntário da Bamin. A mineradora – que vai explorar minério de ferro em Caetité – tem se destacado na região pela sua responsabilidade socioambiental com a execução de programas e projetos de formação de trabalhadores, geração de renda para comunidades, preservação ambiental e desenvolvimento econômico municipal.

Por:Fonte: CaetFest

Edição www folhadovale.net

Deixe seu comentário