Expedição “Olhares do Velho Chico” passa pelo município de Malhada
Acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhada, Raimundo Vieira dos Santos (Raimundo Basileu), os representantes da entidade fizeram vários registros na cidade.
A expedição “Olhares do Velho Chico” coordenada pela Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco, passou pelo município de Malhada, no sudoeste da Bahia, na última segunda-feira (10). Acompanhado do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Malhada, Raimundo Vieira dos Santos (Raimundo Basileu), os representantes da entidade fizeram vários registros na cidade.
De acordo com informação do idealizador da caravana Almacks Luiz, eles saíram de Montes Claros, no dia 7 de dezembro, e percorrerão de carro as 54 cidades localizadas na calha do rio, levando educação ambiental, coletando dados e, principalmente, registrando o cenário do momento do Velho Chico.
Em conversa com o portal Folha do Vale, o objetivo da caravana não é uma expedição para fotografar as belezas do Rio, mas sim a situação do Rio. As cidades visitadas são Matias Cardoso, passando por Manga (MG), Carinhanha, Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Sítio do Meio, Ibotirama, Morpará, Barra e Xique-Xique (BA).
A caravana conta com a participação de Antônio Jackson, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e fundador do Museu Ambiental Casa do Velho Chico, localizado em Traipu (AL), Antônio Eustáquio Vieira, presidente do CBH do Rio Paracatu e da ONG Movimento Verde, sediada em Paracatu e de Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco e presidente do CBH Verde e Jacaré.
Segundo Almackes, eles farão educação ambiental e colherão dados e capitarão água para uso humano, dessedentação humana, lançamento de esgotos e também a disposição final dos resíduos sólidos.
Redação www folhadovale.net