Por que o atendimento do comércio de Guanambi é tão ruim?

75% dos entrevistados disseram que você paga e ainda precisa “pedi desculpas por ter atrapalhado” aquele que, em tese, estaria lá para isso. Os 25% disseram que os comerciários atendem bem

 

Guanambi
Guanambi

O município de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, se destacou nos últimos trinta anos entre os demais por exercer grande influência na região. Consumidores de mais de 46 municípios da região compram diariamente no comércio de Guanambi, mas enfrenta um grande problema. O mau atendimento.

O historiador, escritor e professor australiano, Geoffrey Blainey, cita no livro “Uma Breve História do Mundo”, que o bicho humano é um ser adaptável. Ele se adapta a sua realidade, tanto quando ela melhora quanto no momento em que ela fica ruim. Foi com base nisso que ouvimos pessoas pensando quanto elas estão adaptadas ao mau atendimento no comércio, em geral.
O portal Folha do Vale ouviu duzentas pessoas no centro de Guanambi, entre os dias 19 e 23 de março. 75% dos entrevistados disseram que você paga e ainda precisa “pedi desculpas por ter atrapalhado” aquele que, em tese, estaria lá para isso. Os 25% disseram que os comerciários atendem bem.

Paulo Francisco Lopes, de 47 anos, morador do município de Tanque Novo, ressaltou que os empresários precisam capacitar melhor seus funcionários. “O atendimento de alguns comércios no entorno da Praça Gercino Coelho, ultrapassa o limite do suportável. Você entrar no estabelecimento é não é atendido pelos funcionários como devia. Eles não desgrudam do celular”, concluiu Paulo.

De acordo com Alvisa Prates, presidente da CDL-Câmara de Dirigentes Lojistas, ela está ciente dessa lacuna que existe. “Sabemos o quanto um cliente é literalmente é o ponto-chave da empresa, seja para o empreendimento alavancar suas vendas ou para ter péssimos índices de satisfação. Mas infelizmente, a maioria dos nossos comerciantes ainda a importância das medidas para mudar a qualidade do atendimento como chave para o progresso do seu negócio. Muitas vendas são, inclusive, perdidas por erros tão sutis que o setor responsável pode não saber ao certo quando e como errou”, disse Alvisa Prates.

Ela ainda ressaltou que em 2018, o SEBRAE e CDL de Guanambi, oferecerão treinamentos constantes e programados, exclusivamente na área de ATENDIMENTO, pois entende que o maior BEM de uma empresa é o CLIENTE.

A pesquisa realizada pelo portal Folha do Vale, não tem qualquer validade como amostragem científica. Mas não deixa de ser no mínimo curioso e com certeza deve atua fortemente sobre o imaginário coletivo da sociedade.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário