Umbus gigantes são produzidos em Candiba

Os frutos podem chegar até 180 gramas, variando de um pé para outro, com um sabor inconfundível

O Sítio Olho D’Água, localizado no município de Candiba, no Sudoeste da Bahia, abriga um projeto piloto em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Conforme informação da TV Latinha repassada ao portal Folha do Vale, cerca de 200 pés de umbus são cultivados em uma área de 3,5 hectares, no Sítio do agricultor o agriculto Valdemiro de Oliveira.

O agricultor usa o sistema de enxertia, uma técnica que consiste na união do tecido de duas plantas diferentes e pode ser feito de várias maneiras. “Há dois usos principais. Um deles é quando o solo tem bactérias e fungos, e só o porta-enxerto resiste às pragas, e o outro é quando se quer produzir um fruto com mais qualidade”, disse o agricultor.

Os frutos podem chegar até 180 gramas, variando de um pé para outro, com um sabor inconfundível, segundo destacou o agricultor. Para ele, a cultura do umbu vem se destacando como boa alternativa econômica para a produção familiar do semiárido baiano.

De acordo com o secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Vítor Bonfim, sua pasta tem investido em pesquisas e assistência técnica, através de técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), com uma atenção para os umbus gigantes, que são de quatro a cinco vezes maiores que os frutos tradicionais, e possuem notável potencial para cultivo comercial.

Redação www folhadovale.net

Deixe seu comentário