Um ano de Adutora do Algodão: Água ainda não beneficia Iuiú
Em fevereiro o governador Jaques Wagner esteve em Iuiú inaugurando a BA-160, aonde prometeu resolver o problema em 60 dias, mas já se passaram oito meses e nenhuma providência foi tomada.

Na véspera de completar um ano no próximo dia 9 de novembro, a Adutora do Algodão que tinha como objetivo abastecer as casas de mais de 120 mil habitantes de diversos municípios das cidades Malhada, Iuiú, Palmas de Monte Alto, Candiba, Pindaí, Matina e Guanambi, na primeira etapa são.
O portal Folha do Vale conversou com diversos moradores em Iuiú,segundo eles,foi uma luta grande por parte da população para conseguir a água doce,mas o liquido tão preciso nunca jorrou nas torneiras. “Estamos ainda bebendo água salobra, foi uma luta tão grande, achamos que seriamos os primeiros a ser beneficiados devido à distância. Estamos a menos de 40 quilômetros do Velho Chico, Guanambi está a mais de 100 quilômetros e toma água doce a mais de 10 meses”, disse Salvador.
Em fevereiro o governador Jaques Wagner esteve em Iuiú inaugurando a BA-160, aonde prometeu resolver o problema em 60 dias, mas já se passaram oito meses e nenhuma providência foi tomada. “Quando cheguei à Iuiú nesta manhã foi informado sobre o abastecimento de água da adutora do Algodão, que não estava atendendo nem 20% da população. Tratei logo de ligar para o presidente da EMBASA, ele respondeu que o problema era a COELBA e que no máximo 40 dias estaria resolvendo o problema”, disse Wagner na ocasião.
De acordo com os moradores de Iuiú,a intenção do governo é fazer propaganda com a obra Federal, levando a água para Caetité,cerca de 150 km do rio São Francisco,enquanto não consegue resolver o problema de Iuiú. “Agente não é contra que leve água para onde quer que seja só queremos água”, disse Antônio Nogueira.
Em contato com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em Caetité fomos informados que a empresa está construída um reservatório de água em Iuiú, aonde deve resolver o problema nos próximos dias.
Redação www folhadovale.net