Carinhanha: Filha de Vereador morre 30 horas após parto por falta de UTI neonatal em Guanambi
Segundo informações colhidas pelo portal, a morte do bebê foi provocada pela falta de vagas em UTIs neonatais que só existe 5 na Bahia,sendo que todas não disponibilizava vaga.
O vereador de Carinhanha, no oeste da Bahia, José Ricardo Pereira da Costa, Ricardinho dos Teclados (PSB), viu sua filha recém – nascida morrer e não poder fazer nada. O bebê que nasceu com 29 semanas e pesando 1, 420 kg (um quilo e quatrocentos gramas), ainda sobreviveu 30 horas, no hospital Regional de Guanambi, vindo a óbito na manhã da última sexta-feira, 16 de agosto, após sofrer complicações decorrentes de parto pré-maturo realizado a caminho do hospital Regional de Guanambi, no sudoeste da Bahia.
O portal Folha do Vale apurou junto à unidade hospitalar, que a morte da recém poderia ter sido evitada, caso houvesse uma vaga numa UTI Neonatal.O procedimento de regulação para tentar encontrar vagas em alguma outra unidade com UTI para recém-nascidos foi realizado junto à Secretaria de Saúde da Bahia, mas a vaga não foi encontrada a tempo. Segundo o hospital, na Bahia existem cinco UTIs neonatais, mas nenhuma disponibilizava vaga.
De acordo informações da Diretora do hospital Maria Pereira Costa (Dona Quinha), foram feito de tudo que estava ao alcance do municipio para salvar a vida da recém, que quando conseguiu uma vaga em um hospital particular em Montes Claros, Minas Gerais, era tarde demais.
Redação www folhadovael.net