“Saio daqui profundamente comprometida e com a firme convicção de que sempre é possível fazer mais”, afirma presidente da ALBA em visita ao Hospital Aristides Maltez

Saio daqui profundamente comprometida e com a firme convicção de que sempre é possível fazer mais.

Deputada Ivana Bastos participou de reunião promovida pela Comissão de Saúde da ALBA com a Liga Bahiana Contra o Câncer e assumiu compromisso de mobilizar prefeituras e câmaras municipais para ampliar apoio ao hospital.

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promoveu, nesta segunda-feira, uma reunião de trabalho no Hospital Aristides Maltez (HAM) com a Diretoria Executiva da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), instituição mantenedora da unidade hospitalar, referência nacional no tratamento oncológico. O encontro contou com a participação da presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos, do presidente da Comissão de Saúde, deputado Alex da Piatã, e dos deputados Ludmilla Fiscina, Ricardo Rodrigues e Luciano Araújo. Também esteve presente a presidente da Assembleia de Carinho, Tanísia. Pela Liga, participaram a presidente Dra. Maria Romilda Maltez, o diretor administrativo Dr. Washington Couto, o coordenador de cirurgia de cabeça e pescoço Dr. Lucas Silva, a coordenadora de fonoaudiologia Laiane Ribeiro, o médico Dr. Ludovico, o consultor de gestão de projetos Carlos Roda, o responsável pelo marketing e captação Bruno Franco e a equipe da unidade.

Na ocasião, foi apresentado o projeto da nova torre do hospital, que será inaugurada no dia 27 de novembro, data nacional do combate ao câncer. A unidade, construída em terreno cedido pelo Governo do Estado, terá 2.734,55 m² e vai abrigar o Centro de Oncologia Clínica e Hematologia, ampliando em cerca de 30% a capacidade de atendimento, além de oferecer serviços de fisioterapia, triagem, quimioterapia e oncohematologia.

Após a apresentação, o grupo se reuniu para debater formas de apoio ao hospital. Entre os pontos discutidos estiveram a necessidade de ampliar a captação de recursos por meio de convênios com as prefeituras e câmaras municipais, a possibilidade de aumentar o repasse institucional da ALBA para a Liga Bahiana Contra o Câncer, assunto que será avaliado pelo setor jurídico da Casa, e a articulação de uma audiência com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana.

Fortalecimento do serviço de cabeça e pescoço

O fortalecimento do serviço de cabeça e pescoço do HAM foi um dos pontos centrais da reunião. Na ocasião, a deputada Ludmilla Fiscina solicitou o apoio da Comissão de Saúde e da Presidência da ALBA para articular uma audiência com a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, a fim de tratar especificamente da ampliação desse setor. O pleito envolve o incremento nos procedimentos cirúrgicos e a reabilitação dos pacientes submetidos a tratamentos de alta complexidade, que necessitam de suporte em áreas como fonoaudiologia, terapias de recuperação funcional, bem como a reabilitação com laringes eletrônicas.

Meta: mobilizar mais prefeituras até 27 de novembro

A presidente da ALBA reforçou a importância da mobilização política em prol do hospital. “Saio daqui profundamente comprometida e com a firme convicção de que sempre é possível fazer mais. O que me proponho é que, no dia da inauguração da nova torre, possamos trazer um resultado expressivo de prefeituras baianas conveniadas com o hospital. Vamos também envolver as câmaras municipais. Esse será um gesto concreto da Assembleia, movido pela certeza de que juntos sempre podemos fazer mais.”, afirmou.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Alex da Piatã, destacou o papel da ALBA como ponte entre a instituição e os municípios. “O Aristides Maltez precisa do apoio de todos nós. A Comissão de Saúde vai intermediar junto ao Estado e aos municípios, sensibilizando prefeitos para que cada cidade contribua financeiramente. Além disso, estamos avançando com projetos de lei que fortalecem a prevenção e a conscientização, como a proposta que institui o Dia Estadual de Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço”, declarou.

A presidente da Liga, Dra. Maria Romilda Maltez, destacou a missão histórica da instituição. “Continuamos com a missão ditada pelo velho Aristides. Priorizamos a filantropia e os pacientes desvalidos. O que queremos é melhorar o que temos. Queremos oferecer ao paciente carente tudo de melhor que ele pode ter. Existe muita boa vontade do povo da Bahia, dos voluntários, dos colaboradores e dos nossos pacientes”, afirmou.

O trabalho da Assembleia de Carinho, grupo de voluntariado ligado à ALBA, também foi ressaltado. Representada por Tanísia, a iniciativa já atua em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e será uma ponte importante para ampliar convênios e contribuições das prefeituras municipais ao hospital. Composta por deputadas e esposas de parlamentares, a Assembleia de Carinho vem mobilizando novas doações e apoio financeiro, fortalecendo a rede de solidariedade em torno do HAM.

Fotos: Sandra Travassos Ascom Presidência/ALBA(71) 3115-4051

Deixe seu comentário