Ivana Bastos encerra 2025 com balanço positivo e destaca produtividade da Assembleia Legislativa da Bahia
Bastos apresentou balanço de 2025 destacando mais de 2 mil proposições analisadas e projetos estratégicos aprovados ao longo do ano.
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, encerrou o ano legislativo de 2025 com um balanço considerado positivo dos trabalhos desenvolvidos pela Casa. A avaliação foi apresentada durante sessão solene de encerramento realizada de forma remota na terça-feira (30), com transmissão oficial.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Primeira mulher a presidir a Assembleia em 190 anos de história, Ivana Bastos destacou o volume expressivo de matérias apreciadas ao longo do ano. Entre o período de 11 de fevereiro, data em que tomou posse, e 22 de dezembro, o Parlamento estadual analisou 2.071 proposições.
Ao longo de 2025, a Assembleia realizou 191 sessões plenárias, incluindo ordinárias, extraordinárias, especiais, solenes e preparatórias. Nesse período, foram apreciadas 86 proposições encaminhadas por órgãos externos, como Executivo, Judiciário, Tribunais de Contas, Ministério Público e Defensoria Pública, além de 268 matérias de autoria parlamentar. Já a Mesa Diretora analisou 1.717 proposições.
Durante o pronunciamento, Ivana Bastos agradeceu o empenho dos deputados, deputadas e servidores da Casa, ressaltando o esforço coletivo para superar um início de ano considerado desafiador. Segundo a presidente, o encerramento do exercício legislativo ocorre com a sensação de dever cumprido e com expectativa de retomada intensa dos trabalhos em 2026.
Entre os principais projetos aprovados ao longo do ano estão o orçamento do Estado para 2026, estimado em R$ 77,4 bilhões, a reestruturação das forças de segurança pública, reajustes e recomposições salariais de servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de projetos voltados à reorganização do serviço público estadual.
Também tiveram destaque iniciativas da bancada feminina, autorizações para empréstimos destinados a investimentos em infraestrutura, saúde e educação, mudanças nas entrâncias de comarcas do interior da Bahia e propostas de cunho social, como a proibição da reconstituição de leite em pó importado e a criação da Política Estadual Vini Jr de Combate ao Racismo em estádios e arenas esportivas.