Mãe faz apelo para tratamento de quimioterapia de filha na Unacon em Caetité

Uma mãe usou os microfones da Rádio Educadora FM para garantir as sessões de quimioterapia da filha, na Unacon, em Caetité.

CAETITÉ — Uma mãe usou os microfones da Rádio Educadora FM para garantir as sessões de quimioterapia da filha, na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Caetité, na região sudoeste da Bahia.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A unidade é referência em tratamento oncológico para mais de 43 municípios com uma população de quase 800 mil habitantes, mas enfrenta dificuldades desde que houve interferência por parte do município.

Mãe fazendo apelo

Durante a participação no Jornal da Manhã, na última sexta-feira (2), a mãe citou que havia uma sessão de quimioterapia da filha, porém foi suspensa em razão de falta de material. Ela pediu ao prefeito Valtécio Aguiar, que teve uma frente expressiva para lembrar do povo, além de pedir ajuda à presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos.

Em fevereiro, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) atribuiu à má qualidade dos serviços prestados na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) à Fundação Terra Mãe.

Com a retomada da gestão para o município, o Instituto Provida assumiu a Unacon, porém continua os mesmos problemas. Além da falta de pagamento, há denúncias de que nenhuma cirurgia foi realizada nos 90 dias, bem como foram interrompidas as sessões de quimioterapia.

Administrada de 2020 até fevereiro de 2025 pela Fundação Terra Mãe, a unidade, mesmo com dificuldade, ainda atendia os pacientes. Sob o comando do Instituto Provida, de responsabilidade do Governo do Estado, tem deixado de cumprir com os compromissos, segundo denúncias de pacientes e de vereadores.

Em entrevista ao FV, o vereador Rodrigo Gondin pediu que o governador tivesse mais atenção pela população que recebe esse tratamento, inclusive citou que ele criticava tanto o ex-presidente Bolsonaro, mas tem o mesmo comportamento.

Deixe seu comentário