“Fundação Terra Mãe não vem honrando com seus compromissos com a Unacon em Caetité”, diz Jerônimo Rodrigues
Rodrigues disse que, enquanto a gestão permanecer com a Fundação, é responsabilidade exclusiva da instituição garantir o funcionamento.
GUANAMBI — O governador Jerônimo Rodrigues (PT) atribuiu à má qualidade dos serviços prestados na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), localizada no Hospital Municipal de Caetité, na região sudoeste da Bahia, a Fundação Terra Mãe. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Alvorada de Guanambi, na manhã de sexta-feira (7).
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Em resposta ao questionamento feito pela reportagem da Folha do Vale, Rodrigues respondeu que a Unacon oferece um serviço essencial para a população, prestando atendimento especializado a pacientes oncológicos.
“Desde 2020, a unidade tem sido gerida pela Fundação Terra Mãe, por meio de cessão do município para a administração do hospital, entidade responsável pela prestação e manutenção dos serviços de saúde ali existentes”, disse ele.
O chefe do Executivo baiano afirmou que o governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), tem honrado com seus compromissos de fazer seus repasses, não havendo qualquer pendência financeira com a Fundação Terra Mãe, razão pela qual não compactua com as restrições e interrupções dos atendimentos, que deveriam estar sendo disponibilizados à população, e adotará as providências, dentro de suas competências, para que o serviço seja retomado.
Rodrigues disse que sentou com o prefeito Valtécio Aguiar (PDT), o qual já acionou a justiça para retomar a administração da Unacon. Ele explicou que Valtécio vai organizar, mas a decisão está nas mãos de um juiz há cerca de 20 dias.
“Eu apelo para que o juiz possa ter sensibilidade, porque no momento desse tem que fazer o que é de melhor para que a população não sofra. Quem tem câncer não pode ficar aguardando uma decisão judicial”, lembrou.
Antes de encerrar, o governador disse que o Município já adotou as medidas judiciais para reassunção da administração da unidade, e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), tão logo nova Entidade, contratada pelo Município para a gestão do hospital, assuma a administração da unidade, formalizará um novo contrato de prestação de serviços, assegurando a continuidade do atendimento especializado.
Para Rodrigues, enquanto a gestão permanecer com a Fundação Terra Mãe, é responsabilidade exclusiva da instituição garantir o funcionamento da UNACON e a continuidade dos atendimentos à população.