Empresário Luiz Carlos defende irrigação do Vale do Iuiu
Com muita propriedade, Luiz Carlos falou que o Brasil está entre os dez países que mais irrigam no mundo, mas precisa melhorar mais.
GUANAMBI — Em pronunciamento realizado na manhã de segunda-feira (2), em Guanambi, durante a autorização, do ministro Waldez Góes, para a realização de estudos para concessão do Projeto de Irrigação Vale do Iuiu, o empresário Luiz Carlos Fernandes (Luz Carlos da Bahia Solo), defendeu o projeto e falou da importância.
Com muita propriedade, Luiz Carlos falou que o Brasil está entre os dez países que mais irrigam no mundo, afirmando que o Vale do Iuiu tem as terras mais férteis do país, além de mala rodoviária para escoar a produção e captação de água do Rio São Francisco.
Em pouco mais de sete minutos de pronunciamento, Luiz defendeu que a irrigação é a solução para o Médio São Francisco, que gerará mais de 30 mil empregos diretos. “Nossas terras são melhores do que a de Rio Verde, em Goiás, mas lá um hectare custa R$ 130 mil, enquanto no Vale do Iuiu R$ 10 mil. A diferença é a irrigação”, disse.
Conforme o empresário, Malhada é o maior município de margem do Velho Chico com 126 quilômetros de margem, porém não tem nada irrigado. Ele disse que energia não seria nenhum empecilho, já que existe uma subestação no Distrito do Julião, feita na gestão de Nilo Coelho, em 1990.
Ele encerrou pedindo para Rui Costa incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento, mostrando o prestígio junto ao presidente Lula. Luiz falou em nome dos empresários do agro.