Guanambi retira obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados
A medida adotada pela Prefeitura de Guanambi foi criticada pela Secretaria estadual de Saúde (SESAB), Adélia Pinheiro.
GUANAMBI – O prefeito de Guanambi Nilo Coelho (UB) assinou o decreto que encerra a obrigatoriedade do uso de máscara em locais fechados, após cinco dias da publicação que retornava o uso de máscaras. O Decreto nº 902 foi publicado no dia 30 de maio.
A medida adotada pela Prefeitura de Guanambi foi criticada pela Secretaria estadual de Saúde (SESAB), Adélia Pinheiro. Ela discordou da obrigatoriedade, afirmando que não havia justificativa técnica para a obrigatoriedade de uso de máscaras.
De acordo com o novo Decreto 907, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM)neste domingo (5), o uso de máscara deixa de ser obrigatório em locais fechados.
Segue obrigatório
O decreto manteve a obrigatoriedade do uso das máscaras em locais fechados, como unidades de saúde, clínicas, UPA, farmácias e hospitais. Também continua obrigatório o uso de máscaras nos terminais do aeroporto e rodoviária, em instituições de ensino público e privado e para pessoas que estão com sintomas gripais ou respiratórios ou que tiveram contato com pacientes que contraíram a Covid-19 recentemente.
Comprovação de vacinação
Já a obrigatoriedade de apresentação da comprovação de vacinação contra a Covid-19 continua obrigatória no município para ter acesso a locais fechados ou para utilizar serviços de transporte e acessar unidades prisionais ou policiais.
A comprovação deverá ocorrer por meio do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “Conect SUS” do Ministério da Saúde. Serão exigidas as doses de reforço da vacina para o público alcançado por esta etapa da Campanha de Imunização.