Sem concluir Orla Fluvial, prefeita de Carinhanha anuncia revitalização do cais

Paralelamente a este projeto, estão as obras inacabadas da chamada Orla Fluvial de Carinhanha, iniciada em 2006 na primeira gestão de Chica do PT.

Assinatura do convênio em Salvador. Foto: reprodução assessoria de Comunicação – Prefeitura de Carinhanha.

SALVADOR – A Prefeitura de Carinhanha anunciou, nesta terça-feira (12), a assinatura de um convênio para revitalização do Cais Municipal, obra que fomentará o potencial turístico da cidade. A obra no valor de mais de 7 milhões oferecerá mais qualidade de vida para o carinhanhense.

Paralelamente a este projeto, estão as obras inacabadas da chamada Orla Fluvial de Carinhanha, iniciada em 2006 na primeira gestão da prefeita Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT).

O ambicioso Projeto de Requalificação Urbanística e Ambiental, foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Carinhanha, Ministério da Integração Nacional e CODEVASF para somar-se aos esforços e à mobilização em prol da revitalização do Rio São Francisco.

O Projeto que abrangeria uma extensão de aproximadamente 700 metros, iniciando-se no antigo curtume (antigo porto da balsa) e subindo, à beira do São Francisco, até a altura de um galpão abandonado, onde funcionava uma serralheria (final da atual Praça do Cais).

A ordem de serviço da construção da Orla Fluvial do Cais de Carinhanha, aconteceu no dia 5 janeiro de 2007. No dia 27 de dezembro de 2007, a Prefeitura de Carinhanha recebeu as propostas relativas à licitação na modalidade Tomada de Preços, para execução das obras de urbanização da Orla Fluvial de Carinhanha, que constituem a Fase 1 da Etapa 2 do “Projeto de Requalificação Urbanística e Ambiental da Orla Fluvial da Cidade de Carinhanha”.

 Irregularidades

 Em outubro de 2021, o então prefeito Geraldo Pereira Costa (Piau), foi condenado pela Segunda Câmara do TCE- Tribunal de Contas do Estado, por conta de irregularidades na prestação de contas da 2ª parcela de um convênio firmado pela administração municipal com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) para a realização da 3ª etapa da obra do cais na orla fluvial.

A licitação da 3ª etapa da orla foi liberada em 13 de julho, no valor: R$ 900.000,00 (novecentos mil reais), ainda na gestão de Chica do PT.

Qualidade

 Em janeiro de 2020, um trecho da orla desabou devido às fortes chuvas, em um ponto próximo ao Sangradouro, no bairro da Sudene.

O projeto foi executada em duas etapas: na 1ª etapa, o custo foi R$ 2.558.702,27 (dois milhões, quinhentos e cinquenta e oito mil, setecentos e dois Reais e vinte e sete centavos) de divisas para o município, enquanto na 2ª etapa foram orçados os gastos cerca de 40% do valor da 1ª etapa.

Deixe seu comentário