Dois casos suspeitos de “Flurona” são investigados em Guanambi
Os dois pacientes estão com sintomas leves e permanecem em isolamento domiciliar. O material foi enviado para o Lacen, que investiga os casos.
GUANAMBI – Dois casos suspeitos de “Flurona”, dupla infecção por Covid-19 e gripe, estão sendo investigados em Guanambi, no Sudoeste da Bahia.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, os dois pacientes se encontram em isolamento domiciliar, possuem sintomas leves e passam bem. O material foi enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN, em Salvador, que irá investigar os casos.
Além dos dois casos suspeitos de “Flurona”, a situação epidemiológica em relação à Covid-19 em Guanambi é preocupante. Nos últimos dias o número de casos ativos aumentou no município.
Conforme último boletim, divulgado na segunda-feira (3), o número de pessoas em tratamento contra Covid-19 é de 81, dos quais, quatro pacientes estão internados. Além disso, são aguardados 214 resultados de exames.
Outra preocupação é relacionada à nova gripe causada pelo vírus influenza A H3N2. Na região, um óbito pela doença foi registrado na cidade de Urandi. O paciente morreu no dia 27 de dezembro de 2021, após piora no quadro clínico. O resultado para H3N2 foi confirmado pelo Lacen e divulgado na segunda-feira (3).
Sobre a “Flurona“
A dupla infecção é conhecida como “Flurona”, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”. Os sintomas das duas doenças são parecidos, e são eles: dor no corpo, dor na garganta e febre.
Devido a semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas e por isso a única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para Covid-19 e influenza.
As medidas de prevenção continuam as mesmas: usar máscara, vacinação, distanciamento social, higiene das mãos.