Governador Rui Costa quer Anísio Teixeira como patrono da educação baiana
O projeto do governador Rui Costa tem o objetivo de transformar Anísio Teixeira, patrono da educação baiana. O educador nascido na cidade de Caetité, no sudoeste do Estado, em 12 de julho de 1900.
SALVADOR / CAETITÉ – Um projeto para transformar Anísio Teixeira co patrono da educação baiana, foi enviado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O educador nascido na cidade de Caetité, no sudoeste do Estado, em 12 de julho de 1900, Teixeira é considerado o inventor da escola pública no Brasil.
Rui escreveu que o Projeto de Lei é uma homenagem para Teixeira, o qual deixou um legado contribuições de grande relevância. O projeto faz parte de uma série em comemorações ao reconhecimento de Anísio Teixeira pela passagem dos 120 anos do educador.
Na mensagem ao Legislativo estadual, Rui escreveu que o Projeto de Lei é uma homenagem para Teixeira, “que deixou de legado contribuições de grande relevância”.
“Podemos citar a formulação de conceitos fundamentais sobre o que designava de Educação Democrática, através da concepção da nova escola pública, da defesa da educação como indutora de desenvolvimento social, cultural e humano, bem como por meio da universalização da educação nos níveis iniciais e da ampla oportunidade de acesso à educação superior, aliada ao uso intensivo das tecnologias educacionais mais atualizadas”, encerrou o governador.
De acordo com o governador, a proposta passará pelas comissões do Legislativo estadual antes de ser levada ao plenário e votada pelos deputados estaduais.
Anísio Spínola Teixeira foi bacharel em direito, gestor público, intelectual, educador e se tornou personagem importante na história da educação no Brasil quando, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu o movimento denominado ‘Escola Nova’, cujo foco foi a renovação pedagógica da escola.
No período entre 1947 e 1950, Anísio Teixeira foi secretário de Educação e de Saúde da Bahia quando participou da construção do Centro Popular de Educação Carneiro Ribeiro, popularmente conhecido como Escola Parque, localizada na Caixa D’água, em Salvador, fundada em 1950. A escola fez parte do projeto que consolidou a Educação Integral na pedagogia brasileira.