Moradores provocam aglomerações em Malhada

Moradores provocaram aglomerações em Malhada, na noite de domingo (21). O registro reforça que os decretos municipais estão sendo descumpridos pelos proprietários de bares.

As medidas de distanciamento social para combater o novo coronavírus (Covid-19) não são seguidas por boa parte da população na cidade de Malhada, no Médio São Francisco. O registro feito por um morador na noite de domingo (21), na Praça de Santa Cruz, apenas reforça que os decretos municipais estão sendo descumpridos pelos proprietários de bares.

O evento registrado na sede na noite de domingo tem ocorrido com muita frequência nos distritos de Canabrava, Parateca, povoados do Julião, Serra de João Alves e na comunidade de Pau D’arco. Os eventos mostram que não há fiscalização eficácia por parte da Vigilância Sanitária, órgão responsável por fazer cumprir os decretos municipais.

Conforme a secretaria municipal de Saúde existe um risco muito grande de transmissão comunitária da Covid-19 na cidade, que é aquela em que não é mais possível localizar a origem da infecção, indicando que o vírus está circulando entre os imoradores que não viajaram.

De acordo com o comandante da 3ª CIA, não é papel da Polícia Militar fazer com que os comerciantes cumpram os decretos. Prates explicou que essa função de fazer cumprir decreto é da vigilância, mas a PM está à disposição do órgão para acompanhar os profissionais e garantir a segurança dos prepostos e o cumprimento das medidas adotadas.

“Não podemos (PM) chegar aos locais batendo nas pessoas que estão aglomeradas, os órgãos precisam fiscalizar e punir quem não cumpre esses decretos. O momento é de cooperação e moderação. A população já está se cansando de isolamento, cabe às instituições agir, informar e conscientizar sobre os perigos da doença. O uso da força é o último recurso.” disse Prates.

Até o momento Malhada tem dois casos confirmados da Covid-19, sendo um paciente curado e o segundo internado em hospital da cidade de Vitória da Conquista. Essa pessoa foi testada na sexta-feira (19) por meio de teste rápido, mas o material foi coletado para uma contraprova. O resultado deve ser divulgado ainda nesta segunda-feira (22).

Deixe seu comentário