Vigilância Epidemiológica de Malhada realiza monitoramento de focos de escorpiões

O objetivo foi verificar uma possível infestação de escorpiões

Animais coletados no distrito de Canabrava,em Malhada,nesta quinta-feira (12).Foto: Vigilância

Agentes da Vigilância Epidemiológica realizaram inspeção em diversas residências do distrito de Canabrava e Riachão,zona rural de Malhada, na manhã desta quinta-feira (12). O objetivo foi verificar uma possível infestação de escorpiões.

Os agentes da vigilância estavam acompanhados de um técnico da 30ª Diretoria Regional de Saúde de Guanambi (Dires), o qual orientou os moradores como deve ser feito o procedimento para não atrair os animais.

De acordo com os agentes, nas residências o técnico da Dires capturou alguns escorpiões  para analisar,já que existem três tipos de escorpiões, os colorações amarela, marrom e preta, sendo as duas últimas as mais perigosas, além disso elas são resistentes a inseticidas.

Conforme orientações da Dires,  no momento em que um escorpião for encontrado o certo matar com algum objeto, já em caso de picada a orientação é que se procure imediatamente cuidados médicos, pois, somente o profissional de saúde poderá avaliar o caso e a necessidade do recebimento de soro antiescorpiônico.

 O veneno do escorpião é neurotóxico e ataca o sistema nervoso central, o que pode ocasionar a morte se não tratado o paciente a tempo.

Dicas

É muito importante que a população fique atenta e mantenha a vigilância as suas casas e pátios, pois o escorpião se prolifera em ambientes úmidos, quentes, sujos, com muita coisa em desuso alojada, grama alta, entre outros locais.

Deixe seu comentário