Vídeo flagra egresso IF Baiano de Guanambi agredindo cachorro 

Após agredir o animal, que estava deitado próximo à quadra de esporte, o ex-aluno aparece sorrindo como se estivesse comemorando.

GUANAMBI — Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quarta-feira (23) mostra um egresso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, do Campus Guanambi, na região sudoeste da Bahia, agredindo um cachorro.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

Nas imagens, ele aparece com um pau e batendo no animal. Após agredir o animal, que estava deitado próximo à quadra de esporte, o ex-aluno aparece sorrindo como se estivesse comemorando. No vídeo, é possível ouvir uma segunda voz, provavelmente da pessoa que estava filmando.

O comportamento do ex-aluno foi repudiado por alunos da instituição, uma vez que tais atos não são compatíveis com os valores defendidos por eles. Não há informação se ex-alunos podem ter acesso ao IF.

Em nota, o Grêmio Estudantil Luzia Pereira Borges afirmou que agressão a um cachorro por parte de um ex-aluno, provoca profunda indignação. A presidente Carla Iasmim Pereira dos Santos, cita a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) prevê punição para quem maltratar animais. A Lei nº 14.064/2020 alterou a Lei nº 9.605/98, aumentando a pena para aqueles que cometem maus-tratos.

“Repudiamos veementemente qualquer tentativa de minimizar ou fazer piadas sobre este ato de crueldade. A violência contra os animais é um problema sério, que não deve ser tratado com eufemismos ou desrespeito. É necessário que todos entendam a gravidade da situação e contribuam para a promoção de uma cultura de paz e respeito”, diz outro trecho da nota.

Em resposta ao Portal Folha do Vale, Carlito José de Barros Filho, Diretor Geral, respondeu que será feita uma denúncia diante do ocorrido nesta quinta-feira (24), na Delegacia Territorial de Guanambi. Carlito afirma que não é normal, inclusive afirma que é a primeira que caso como esse acontece.

“Estamos tomando as medidas cabíveis e necessárias a um órgão público. Só pode agir conforme a lei prevê”, comenta. Carlito.

Nota do Grêmio Estudantil

Por meio desta nota de repúdio, nós, do Grêmio Estudantil Luzia Pereira Borges, abordamos um assunto muito sério e preocupante que ocorreu em nossa instituição: a agressão a um cachorro por parte de um ex-aluno. Queremos expressar nossa profunda indignação diante deste ato de violência.

A Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) prevê punição para quem maltratar animais. A Lei nº 14.064/2020 alterou a Lei nº 9.605/98, aumentando a pena para aqueles que cometem maus-tratos:
A pena para quem maltratar animais é de 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda.

Além disso, manteremos contato com a administração da escola para garantir que medidas adequadas sejam tomadas em relação ao ocorrido.

Pedimos que qualquer ato de violência ou desrespeito seja denunciado, pois juntos podemos construir um ambiente mais harmonioso e solidário. Vamos promover discussões sobre empatia e cuidado com os animais em nossas próximas reuniões.

Repudiamos veementemente qualquer tentativa de minimizar ou fazer piadas sobre este ato de crueldade. A violência contra os animais é um problema sério, que não deve ser tratado com eufemismos ou desrespeito. É necessário que todos entendam a gravidade da situação e contribuam para a promoção de uma cultura de paz e respeito.

Contamos com o apoio de toda a comunidade discente e servidores para promover a compaixão, uma cultura de paz e respeito com todos os seres vivos em nosso IF Baiano.

Atenciosamente, Carla Iasmim Pereira dos Santos, Presidente do Grêmio Estudantil IF Baiano

Leia mais:
Deixe seu comentário