Vereadores de Carinhanha aprovam projeto que autoriza dar nomes de ruas e colocar números em imóveis
Euvaldo afirmou que mora em uma rua que tem três nomes, mas o mais grave é que ele não sabe o nome da própria rua.
CARINHANHA — Com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes e um punhado de ruas identificadas por nomes, encontrar um endereço em Carinhanha, na região sudoeste da Bahia, é um teste de paciência não só para os moradores, mas também para entregadores.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
“Não é surpresa que, para um entregador, fazer uma simples entrega seja como encontrar uma agulha em um palheiro”, disse o vereador Euvaldo de Castro Moraes Filho, Euvaldo de Dona Didi (PSB), ao apresentar o projeto nº 15/2025.
Durante a discussão do projeto de sua autoria, que propõe dar nomes de logradouros, numeração dos imóveis e gestão de dados postais. O vereador explicou que é inadmissível que uma cidade de 116 anos de emancipação não tenha nomes nas ruas e números nas casas.
Ao justificar o projeto, Euvaldo afirmou que mora em uma rua que tem três nomes: a conta de energia vem com um nome de rua, a água com outro nome e o IPTU, também com outro nome.
“Afinal, não sei qual é o nome da minha rua. No Alto da Colina existem quantas ruas novas? Esse projeto é de autoria do Legislativo, por isso, conto com o apoio de todos”, comenta.
Depois da discussão, o projeto foi aprovado por unanimidade. O vereador explicou que, após ser sancionado pelo Executivo, o município tem 12 meses para executar. Ainda no plenário, o parlamentar afirmou que todas as ruas e avenidas terão nomes, casas terão números e a população vai participar sugerindo nomes de pessoas que ajudaram a desenvolver Carinhanha.
“Cada rua terá um Código de Endereçamento Postal (CEP). Agora vamos ficar mais conectadas com o resto do mundo. A pessoa sai de São Paulo hoje com o aplicativo e não consegue localizar um endereço aqui, porque não encontra a rua e nem o número”, lembrou.
Ao Portal Folha do Vale, o vereador agradeceu os colegas pelo apoio e deixou claro que em breve ruas, avenidas e praças terão nomes, além das casas que terão números, sendo um lado ímpar e no outro par.