Vereador de Sebastião Laranjeiras é condenado a mais de 2 anos de prisão por falsificar documento
Em 2013, o vereador teria sido flagrado transportando 60 metros cúbico de carvão e ainda com a documentação falsa.
BELO HORIZONTE — O vereador do município de Sebastião Laranjeiras, no sudoeste da Bahia, Daniel Barbosa Magalhães, conhecido como “Tôzinho dos Assentamentos”, (PL), foi condenado a pena de 2 anos e 4 meses de prisão, em aberto fechado por falsificação de documento.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
A decisão é do desembargador Rubens Rollo D’ Oliveira, da Primeira Turma do Tribunal Federal da 6ª Região, com sede em Minas Gerais. Em 2013, o vereador teria sido flagrado transportando 60 metros cúbico de carvão e ainda com a documentação falsa.
O parlamentar foi condenado em primeira instância pelos dois crimes, mas houve recurso de apelação, tanto por parte do acusado quando do Ministerio Público Federal (MPF). No recurso de apelação, o tribunal reconheceu a prescrição do crime ambiental, extinguindo a punilidade em relação ao crime ambienta.
Conforme o processo, o crime de documentação falsa permaneceu. Com essa decisão, Tôzinho dos Assentamentos teve os direitos políticos suspensos até o cumprimento da pena, inclusive não conseguiu mudar para o PSB, partido do prefeito Pedro Malheiros.
Além da condenação, o vereador não pode se filiar em nenhum partido. Segundo um especialista ouvido pela reportagem, como já foi Transitado em julgado, o vereador também perde o mandato. “Ele não pode nem votar”, comenta um advogado.
O vereador não foi localizado pela reportagem, mas o espaço fica aberto para os devidos esclarecimentos.