Variante P1 da Covid-19 foi confirmada no município de Montalvânia

O alerta foi emitido pela prefeitura local após receber o resultado dos exames processados pela FUNED e FIOCRUZ.

MONTALVÂNIA – Na última terça-feira (22), a Prefeitura de Montalvânia, no norte de Minas Gerais confirmou nova variante do coronavírus em circulação no município.

A variante identificada como (P1 de Manaus) já percorre por muitos cantos do Brasil, e recentemente foi descoberta na cidade que está à 79Km de distância do município de Carinhanha, oeste baiano.

O alerta foi emitido pela prefeitura local em suas redes sociais, nela, a Secretaria de Saúde enfatizou que “Amostras de exames coletados no município foram processados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED-MG) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ). A variante P1 (de Manaus) já está em nossa cidade”, de acordo a publicação.

Na postagem ainda é feito um apelo, “Redobre os cuidados! Não podemos nos descuidar! Esta variante possui uma velocidade de transmissão e taxa de mortalidade alta. Use álcool gel 70% e mantenha o distanciamento social.”

Publicação da Prefeitura de Montalvânia

A variante P1 é temida por ter um poder de contágio mais rápido, aumentando a possibilidade do paciente ter um quadro clínico grave e na sobrecarga das unidades de saúde. A mutação do vírus surgiu em dezembro do ano passado, em Manaus, capital do Amazonas, mas só foi identificada como variante em janeiro, no Japão.

Tanto em Montalvânia, como nos municípios da região norte do estado de Minas e no Oeste da Bahia populares ficaram apreensivos com a notícia. Até que a vacina não seja aplicada em toda população adulta as recomendações do órgãos de saúde continuam as mesmas, evitar aglomerações, fazer o uso de mascaras de proteção e higienizar bem as mãos.

De acordo o boletim publicado pela Secretaria de Saúde, nas últimas 24 horas o município registrou 3 novos casos da Covid-19, elevando o número de confirmados para 1.149 casos desde o início da pandemia, já os considerados recuperados soma 1.024. Os casos ativos soma 102, já os óbitos, foram registrados 23.

Boletim emitido pela Prefeitura de Montalvânia

Deixe seu comentário