Um dia de fúria: javali escapa de cativeiro mata cinco animais e deixa dois feridos em Montalvânia

Um javali, reprodutor de uma criação para abate, provocou um grande estrago na tarde desta terça-feira (6), ao escapar do cativeiro, em uma fazenda nas proximidades do distrito de São Sebastião de Poções, em Montalvânia.

Segundo o proprietário do animal, o advogado e produtor rural Anfrísio de Macedo Lima, o javali de aproximadamente 2 anos e meio, escapou da pocilga em que vivia, durante a chuva que caiu na cidade neste dia e, enfurecido, começou a atacar tudo que via pela frente.

Atacou e matou três éguas, um jumento e um bezerro, além de ferir um potro e outra égua.

Conforme o proprietário do animal há a suspeita de que o javali ainda pode ter atacado mais uma égua e outra potra, que ainda não haviam sido localizados.

Ainda conforme o proprietário do javali fujão, ao avistar um funcionário da fazenda, montado em um cavalo, o atacou e, por pouco não fez um estrago maior.

O proprietário, preocupado com a possibilidade de o animal atacar alguma pessoa que porventura estivesse passando pela fazenda, comunicou o fato à Polícia Militar, que acionou a guarnição da Polícia Ambiental, e avisou também, via rádio FM Comunitária, à comunidade local sobre o perigo iminente de se encontrar com o animal em fúria.

Localizado, o animal foi abatido com um tiro. O produtor rural disse que cria javalis há 12 anos e nunca presenciou um episódio desta natureza.

– Este animal sempre foi dócil, nunca tendo ocorrido qualquer incidente na fazenda.

Sempre foi criado em uma área de contenção (mangueiro), de aproximadamente 01 hectare, e nunca ofereceu qualquer perigo, declara Anfrísio.

Segundo a veterinária Isabella Ramos, os javalis são animais selvagens e, criados em cativeiros, acostumados a conviver apenas com animais da sua espécie, ao ser solto em um ambiente diferente do que é acostumado a viver e vendo animais também diferentes, o javali fujão deve ter se assustado e, sentindo-se ameaçado, por instinto atacou estes animais.

Os javalis não devem ser criados em áreas extensas que se aproximem do seu habitat natural, pois tendem a apurar o instinto selvagem e podem oferecer riscos às pessoas e criações.

Por: Jornalista Fernando Abreu

Deixe seu comentário