Trabalhadores testam positivo para coronavírus em Licínio de Almeida

Este é o quinto caso da Covid-19 confirmado na cidade de Licínio de Almeida, no sudoeste da Bahia.

LICÍNIO DE ALMEIDA – Quatro trabalhadores da empresa Gilfer, esta responsável pela pavimentação asfáltica da BA-263, testaram positivo para Covid-19, doença transmitida pelo coronavírus, por meio de testes rápidos.

A informação oficial foi anunciada pela Prefeitura de Licínio de Almeida, na noite de terça-feira (12). Na nota encaminhada à imprensa, o gestor Frederico Vasconcellos Ferreira, Dr. Fred (P C do B), afirmou que ele solicitou os testes pelo fato dos trabalhadores terem viajado para cidades onde ocorre transmissão comunitária do vírus.

Fred ainda afirma na nota emitida no dia de ontem, que diante do cenário um novo decreto foi editado suspendendo a obra temporariamente e impondo a quarentena a todos os trabalhadores e o isolamento social a todos que testaram positivo, os quais já estão sendo monitorados diariamente pela Equipe de Controle Epidemiológico.

O prefeito fez questão de esclarecer aos munícipes, que os testes rápidos não consistem em exames diagnósticos e sim método de triagem. Os pacientes terão os materiais coletados enviado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/BA).

O primeiro caso do novo coronavírus (Covid-19) foi registrado no dia 22 de abril, segundo informação da secretaria municipal de Saúde. Esse paciente, um homem e está internado em Vitória da Conquista.

A Bahia registra 6.204 casos confirmados de Covid-19, o que representa 29,91% do total de casos notificados no estado. Considerando o número de 1.644 pacientes recuperados e 225 óbitos, 4.335 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Os casos confirmados ocorreram em 180 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (71,84%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Ipiaú (2.485,12), Uruçuca (2.339,30), Ilhéus (1.805,00), Itabuna (1.655,54) e Salvador (1.428,10).

Na Bahia, 643 profissionais da saúde foram confirmados para COVID-19.

O boletim epidemiológico registra 10.864 casos descartados e 20.743 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.090 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 475 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 44%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 462 leitos exclusivos para o coronavírus, 255 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 55,2%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Deixe seu comentário