Secretaria de Educação de Malhada realiza encontro para início do ano letivo

Durante o encontro foi discutido estratégias para 2021 e o retorno das aulas remotas, segundo a secretaria de Educação.

Equipe da secretaria de Educação. Foto: João Victor.

MALHADA – O ano de 2020, foi marcado de incertezas no âmbito da educação por conta da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que matou milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive 14 pessoas em Malhada.

A incerteza do ano anterior continua sendo desafiadora nesse início de ano letivo de 2021, mas cruzar os braços não é a melhor solução para resolver o problema. Nesse sentido, um encontro com profissionais da educação e psicóloga foi realizado na manhã de sexta-feira (22), pela Secretaria de Educação de Malhada.

Prefeito Gimmy reunido com os profissionais. Foto: João Victor.

A psicóloga Daiane Teles Hoffmann, Psicopedagoga Clínica, Especialista no diagnóstico dos transtornos do neurodesenvolvimento, Psicanalista, especialista em altas Habilidades/ superdotação, Especialista em neurociência, SCREENER da síndrome de IRLEN, aperfeiçoamento em funções executivas, Doutoranda em Psicologia Clínica, criadora do primeiro programa de identificação de crianças e adolescentes com Altas habilidades/ superdotação do Brasil, abordou sobre o desafio enfrentado pelos professores durante a pandemia e com muita maestria contextualizou a complexidade do processo de ensino-aprendizagem, sobretudo para alunos com necessidades educativas especiais. Ela fez questão de dizer que o principal motivo do encontro foi  acolher os profissionais da educação ali presentes, assim como ouvir sugestão de cada um. 

De acordo com a Secretária de Educação, Miria Maristela da Cruz Lima de Souza, o objetivo do encontro foi promover a acolhida das equipes técnicas, administrativas e pedagógicas de cada unidade de ensino e orientar os gestores quanto a algumas medidas a serem tomadas, tendo em vista  a retomada das aulas.

“Estamos preparando o retorno das aulas remotas para fevereiro, já que teremos uma carga horária extremamente pesada a cumprir (2020/2021). Primeiro concluiremos 2020, para em seguida cumprirmos 2021”, disse Maristela.

Ainda segundo Maristela, “o acesso ao sistema remoto será para todos os alunos, entretanto, o aluno que não tiver o acesso à plataforma de aprendizagem virtual por conta do não acesso à internet, esse aluno receberá as atividades domiciliares impressas. E nesse processo de retomada e inclusão de todos os alunos, é imprescindível que equipes gestoras, professores, pais, alunos e comunidade em geral entendam que vivemos um tempo em que seremos desafiados a nos reinventarmos, para cumprirmos a importante tarefa que é educar”.

Além da equipe da Secretaria de Educação, o prefeito Gimmy Ramos também participou do evento. O gestor garantiu que não existe outro caminho para transformar uma nação que não seja pela educação, por isso, ele se coloca à disposição para fazer o melhor pelos munícipes.

Palestra com Daiane em Malhada.Foto: João Victor.

Deixe seu comentário