Seca faz pecuarista cobrar apoio para os produtores de Malhada
Sem chuva há 12 meses na região, Dezin disse que não estava falando como político, mas como produtor rural.
MALHADA — “Em 44 anos morando em Malhada, isso nunca aconteceu”, diz o agricultor Valdemar Lacerda Silva Filho (Dezin), ao comentar sobre a seca que castiga a Microrregião de Guanambi, nos últimos anos.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Sem chuva há 12 meses, Dezin disse que não estava falando como político, mas como produtor rural. Ele disse que nunca viu uma situação dessa, inclusive alerto se não chover nos 30 dias nos próximos ninguém conseguirá controlar a morte de tanto gado.
Emocionado, Dezin afirmou que as sementes estão cozinhando e não conseguem germinar. “O solo está com a temperatura elevadíssima. Cozinha o grão, não germina. Ela inchará e apodrecer ali”, falou Dezin.
O pecuarista disse que não existe manifestação de nenhum político, por isso, chamou a atenção dos deputados, senadores e prefeitos. “O que será do homem do campo? Eles [políticos] não levam isso para os governantes, todos sabem que ninguém se prepara para isso”, comentou.
Dezin chamou os produtores para cobrar medidas das autoridades, afirmando que mesmo que não fizer efeito. “Quem mantém esse país somos nós, mas estamos vendo o desrespeito contra os produtores. Peçamos a Deus, só ele poderá salvar”, encerrou.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, um candibense também um apelo para os políticos. Ele narra que não é pecuarista, mas um pequeno produtor que produz 1.500,00 litros de leite por mês.