“Saúde de Manga não vive caos”,afirma administração
O projeto de Implantação de mais 01 equipe de PSF até o final do ano, tem projeto de reforma e ampliação de dos postos de saúde de são José Traíras do Bairro Arvoredo em apreciação no Ministério da Saúde .
A assessoria de Comunicação do município de Manga,no extremo norte de Minas Gerais,encaminhou nota após o portal divulgar uma matéria sobre a saúde que se transformou no caos. Segundo a assessoria, o município tem hoje 07 PSF Programa de Saúde da Família, sendo que 05 deles tem médicos atuando, que são: PSF do Bairro do Arvoredo Dra Valéria, PSF do Bairro Tamuá, Dr Cecyvaldo, e no PSF de São José das Trairás Dr Joaquim, e no PSF de Nhandutiba Dra Jussara.
Quanto ao atendimento no hospital local ,atualmente são três médicos plantonistas, mais 01 médico de sobreaviso para cirurgias, mais 02 médicos que operam cirurgias eletivas, e a partir da semana que vem haverá mais 01 médico para assumir o plantão.
A administração informou que não tem conhecimento que os atendimentos no Hospital são realizados mediante a chamadas do 190.Na sede do município são 04 postos de Saúde, sendo que atualmente dois estão com Médico atendendo e 01 posto de saúde do Bairro JK A Medica do PSF da Zona Rural esta dando Suporte 02 vezes na Semana.
O medico Dr Hemorgenes atenderá em cadeira de rodas em virtude de um acidente automobilístico o que não impede o seu exercício da profissão, a Secretaria Municipal de Saúde tem sim o Planejamento de suas ações, tanto um planejamento local como também segue todo o planejamento do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. Até o momento varias metas já foram alcançadas como implantação de uma equipe do NASF ( Núcleo de apoio a Saúde da família) implantação de uma ( Equipe de Saúde Bucal) tem um Projeto aprovado da estrutura física do CAPS com inicio das obras de reforma para Junho, implantação do projeto de regulação, projeto aprovado para construção do centro de reabilitação no valor 2.500.000,00R$ Projeto em análise na secretaria de estado da saúde para construção da UBS do Bairro Tamuá no VALOR DE 1.000.000,00.
O projeto de Implantação de mais 01 equipe de PSF até o final do ano, tem projeto de reforma e ampliação de dos postos de saúde de são José Traíras do Bairro Arvoredo em apreciação no Ministério da Saúde .
É Importante ressaltar que na gestão anterior teve equipe de saúde PSF que Ficou 02 anos sem médico.
Atenciosamente Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Manga,Minas Gerais