Resgate dramático após acidente na “Serra das Almas” em Livramento de Nossa Senhora
O acidente causou impacto e fez ressurgir a discussão sobre a necessidade de um destacamento do Corpo de Bombeiros na microrregião.
Na noite desta terça-feira, dia 05, um acidente na BA-148, trecho entre Livramento de Nossa Senhora e Rio De Contas (Serra das Almas), envolvendo um caminhão Volkswagen VW 15190, cor branca, placa OKR-326, licença de Vitória da Conquista-BA, deixou dois homens feridos. Por volta das 19h30min a Polícia Militar foi comunicada do acidente, no local a cena era de um caminhão carregado com iogurte, pendurado em uma ribanceira de aproximadamente 50 metros, com risco iminente de incêndio e falta de segurança, e, que possivelmente sem freios, atravessou a pista, no sentido Rio de Contas/Livramento de Nossa Senhora e, tombou.
Dois ocupantes estavam na cabine, o motorista João Paulo de Jesus Santos, e o Caroneiro Wagner Vieira da Silva, de 25 anos, ambos residentes na cidade de Vitória da Conquista (BA). As vítimas ficaram presas entre as ferragens do caminhão, que foi literalmente destruído. O motorista conseguiu ser resgatado das ferragens e logo em seguida foi levado para o Hospital Municipal de Nossa Senhora, através de uma ambulância do município, com suporte das equipes do SAMU Livramento e Rio de Contas, inclusive profissionais estavam de folga. Porém, as equipes de socorros ficaram impossibilitadas de resgatar o caroneiro, que estava preso entre as ferragens, cuja situação exigia ferramentas especiais para o serviço, e ainda existia um risco do caminhão se desprender do rochedo, o que poderia causar um estrago ainda maior.
No local havia médico, socorristas e policiais, mas não houve alternativa, o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para resgatar Wagner que “clamava por socorro”, visto que situação dele era delicada. Em certos momentos a vítima entrava em desespero ao se vê em situação de agonia, que perdurou por cerca de 7 horas. Enquanto os bombeiros se deslocavam da cidade de Vitória da Conquista até Livramento, uma equipe de voluntários tentava de alguma forma amenizar o sofrimento de Vagner. Mesmo com risco de morte, heroicamente, dois jovens insistiam em cortar acessórios que prendiam partes do corpo da vítima, e até que conseguiram aliviar a dor do rapaz, mas resgata-lo era impossível. De acordo com relatos de um voluntário, houve um momento que o caminhão ameaçou despencar, e a vítima teria pedido para que eles saíssem dali para que não caíssem junto, pois sentia muita pressão sobre sua cabeça.
Por volta das 00h: 30min, os bombeiros chegaram com os equipamentos especiais. A complexidade do resgate, a corrida contra o tempo e o cuidado para que Vagner não fosse esmagado pelo que sobrou do caminhão, tornou o resgate dramático. Primeiro era preciso abrir uma trilha entre a mata fechada para poder passar com os equipamentos pesados e também para permitir que os bombeiros chegassem ao caroneiro.
Depois de mais de uma hora de trabalho intenso, os bombeiros “mergulharam” numa vala existente entre às ferragens do carro e uma rocha que segurava o caminhão e, finalmente, após uma verdadeira operação de guerra, conseguiram tirar a vítima.
Vagner recebeu os primeiros atendimentos médicos ainda no local e depois foi levado para o Hospital de Livramento, passou por uma avaliação e não correm risco de morrer. Pelo menos 15 socorristas entre trabalharam no resgate das vítimas.
Durante toda a operação, os proprietários da distribuidora, a quem pertencia a carga, acompanharam o desfecho do atendimento.
O acidente causou impacto e fez ressurgir a discussão sobre a necessidade de um destacamento do Corpo de Bombeiros na microrregião.
Por:L12
Edição www folhadovale.net