Rede social influencia voto de 45% da população de Carinhanha e Malhada, indica pesquisa
Com base nesses dados disponíveis, a reportagem da Folha do Vale analisou os perfis dos candidatos de Carinhanha e Malhada.
CARINHANHA — Para mais de 80% da população dos municípios de Carinhanha e Malhada, respectivamente na região sudoeste, a principal fonte de informação é o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp, segundo o levantamento realizado no ano passado.
O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.
Os entrevistados, cerca de 85% disseram sempre utilizar essa rede social para se informar. Esse fenômeno foi comprovado na eleição de 2018, quando Bolsonaro (PL) se elegeu presidente do Brasil. Uma pesquisa de opinião do Instituto DataSenado também apontou a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor.
Esse levantamento, realizado em 2023 na região do Médio São Francisco, não explica se essas pessoas decidirão o voto com base em informações vistas em alguma rede social, mas esses conteúdos nas redes sociais têm grande influência sobre a opinião das pessoas.
A pesquisa revelou na época que as redes sociais que tiveram maior impacto nas eleições foram WhatsApp, Facebook, Instagram, YouTube e TikTok. Nesse sentido, o público jovem usa mais as redes sociais e poderá também dar mais valor a informações nesses meios para sua decisão de voto.
Com base nesses dados disponíveis, a reportagem da Folha do Vale analisou os perfis dos candidatos de Carinhanha e Malhada. Em Carinhanha, a equipe analisou o Instagram de Léo do Luana (Avante), 6.449 seguidores, Chica do PT, 9.698 seguidores, Piau (MDB), 3.627 seguidores, Wallysson Viana (PL), com 2.188 seguidores, Naiara Dias (Solidariedade), 4.856 seguidores. O Instagram de Biga (PDT) não foi localizado.
Dos perfis dos seis candidatos analisados, os de Léo e Chica engajam melhor. Os canais são bem visualizados. O engajamento é como ocorre a interação do público com o conteúdo nas diversas redes sociais, repercutidas pelas curtidas e comentários feitos nos posts, o compartilhamento de postagens.
As visualizações são formas de medir o engajamento que um perfil tem com o público. Mas, sem estarem acompanhadas de curtidas e comentários.
Em Malhada, a FV analisou os perfis de Gimmy Ramos (PT), Anselmo Boa Sorte (PL) e Dr. Júnior (Cidadania), o perfil de Gimmy tem 6.313 seguidores, mas apresenta pouco engajamento, mesmo sendo bastante visualizado. O perfil de Anselmo tem 5.580 seguidores, apresentando melhor engajamento do que o do adversário. O candidato Dr. Júnior tem 994 seguidores, mas ele não atualiza com frequência seu principal canal de comunicação.
Para Emerson Saraiva, consultor político e Estrategista Eleitoral com mais de 30 anos de experiência, o pleito de 2024 exige mais do que produção de conteúdos nas redes, precisa ter estrategia para atrair o eleitoral. O criado do Eleja.se explica que vence eleição quem domina o debate, entretanto, existem muitos usando o Instagram erradamente.