Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú volta a ser discutido
O evento se desenvolveu com uma visita deste grupo ao Vale do Iuiú onde percorreram fazendas.
O ex-governador Nilo Coelho, ferrenho defensor da Irrigação do Vale do Iuiú deu mais um grande passo com o intuito de encontrar soluções para a execução deste segunda feira,2 de julho, Nilo Coelho se reuniu com lideranças locais, empresários e técnicos para uma visita de avaliação das potencialidades para implantação do Projeto de Irrigação através de uma Parceria Público Privada (PPP).
Estiveram presentes o diretor da área de Corporate do Banco Rabobank International Brasil, Gustavo Oubinha, o maior banco do mundo dedicado a investimentos em agronegócios.
A Netafim – Serviços de Irrigação Ltda. empresa de fornecimento de soluções de irrigação de alta precisão esteve representada pelo seu presidente Daniel Neves, bem como a Projetec – Projetos Técnicos Ltda e a Demarest e Almeida Associados e seus respectivos diretores.
O evento se desenvolveu com uma visita deste grupo ao Vale do Iuiú onde percorreram fazendas, ponto de captação de água, colheitas de algodão em andamento e avaliação de toda infraestrutura disponível. Logo após, houve discussão para alinhamento e definição do plano de ação, identificação de elementos técnicos jurídicos essenciais à formação de um grupo gestor do Projeto.
O ex-presidente da Codevasf Clementino Coelho é enfático em afirmar que este é o grande momento para a concretização deste sonho da região: “Não podemos mais esperar que se passem vinte anos. O momento é agora, toda conjuntura sócio-economica conspira para isto. Temos a BR 030, a chegada da Ferrovia da Integração Oeste Leste e a pujança do agronegócio.”.
O empresário Luiz Carlos Fernandes diz não haver nenhum outro investimento capaz de produzir retorno tão alto quanto este projeto: “Os investimentos serão da ordem de quinhentos milhões de reais, para uma renda anual de mais um bilhão de reais. Melhor impossível.” Resume Fernandes.
Segundo ainda o empresário Luiz Carlos, inicialmente a irrigação de cinquenta mil hectares, pode gerar diretamente vinte mil empregos.
Por: Bony Silva
Edição www folhadovale.net