Prefeitura de Guanambi fecha centro de oncologia

O ambulatório foi instalado para atender os pacientes em tratamento fora do município, mas não garantiu consultas de oncologista nem 30 dias.

GUANAMBI – A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, na região sudoeste da Bahia, emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira (31), anunciando o fechamento do  ambulatório de Oncologia, inaugurado no dia 30 de setembro.

O ambulatório foi instalado para atender os pacientes em tratamento fora do município, garantindo consultas com oncologistas, além de serviços como limpeza e heparinização de Port Cathe e PICC que são cateteres usados por pacientes em tratamento quimioterápico, além de palestras educativas.

Os pacientes que faziam acompanhamento estão revoltados com o anúncio do fechamento, inclusive afirmaram que vão procurar o Ministério Público (MP). O anúncio do fechamento era comentado na cidade, mas a secretaria negava e tratava com intriga política.

Sob condição de anonimato, um filho de um paciente afirmou que falta vontade política por parte da administração. “Tem pacientes debilitados, agora terão agora que ir para Vitória da Conquista e Salvador. Essa viagem deixa o paciente mais debilitado ainda, ou seja, encurta o tempo de vida do cidadão”, comentou.

Na época, a pasta anunciou uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeira oncologista, psicóloga, e um médico oncologista de Vitória da Conquista, sob a coordenação da enfermeira Adriana Pina, que é especialista em oncologia com formação pela UNICAMP/SP e Hospital do Amor de Barretos/SP, darão todo atendimento e acolhida necessária para as pessoas diagnosticadas com câncer.

Na nota, a secretaria informa que suspendeu o serviço de oncologia, mas continua no local o TFD e Ouvidoria do SUS. O fechando do ambulatório demostra o tamanho do comprometimento da gestão com os cidadãos guanambienses.

Nota

O Secretário Interino de Saúde, no uso de suas atribuições esclarece publicamente a população Guanambiense:

Considerando as normativas legais do Ministério da Saúde referente ao serviço de oncologia, bem como a rede credenciada deste serviço na Bahia e no país, considerando a reunião realizada em 27/10, com técnicos do município e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), em relação à habilitação para credenciamento do serviço de oncologia;

– Considerando o período transitório de quinze dias, percebeu-se que o serviço dito de oncologia alocado no espaço físico do serviço do TFD, destinava-se aos pacientes acometidos com esta patologia, na forma de acolhimento, orientação e encaminhamento pelo TFD aos hospitais reconhecidos e legalmente constituídos pela SESAB e Ministério da Saúde, estão localizados no município de Caetité, onde o paciente é encaminhado para a UNACON, em Vitória da Conquista no Hospital SAMUR e HGVC, e em Salvador, no Hospital Aristides Maltez, bem como, os serviços oncológicos de pediatria, deverão ser encaminhados para Ilhéus no Hospital Regional Costa do Cacau, de acordo com as normas de regulação estabelecidas;

Portanto, o município de Guanambi não possuía e nem possui credenciamento para a finalidade que se estabeleceu e fora anunciada de forma equivocada pela gestão anterior da pasta municipal de saúde.

Sem mais para o momento, agradeço antecipadamente.

Atenciosamente

Inácio Paz de Lira Júnior

Secretário Interino de Saúde de Guanambi

Deixe seu comentário