Prefeitura de Cocos conclui elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
Cocos é um dos primeiros municípios da Bahia, dentro do Programa PISA (Programa IFBA Saneando a Bahia) a concluir a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico.
COCOS – A Prefeitura Municipal de Cocos através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente entregou ao povo coquense na última segunda-feira (7), o Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.
O plano foi desenvolvido pela equipe do Município juntamente com técnicos da Funasa e do IFBA, através do PISA (Programa IFBA Saneando a Bahia), estabelecendo diretrizes e metas para os próximos 20 anos, trazendo diversos benefícios à população, melhorando a qualidade de vida.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Agenor Neto, os trabalhos tiveram início em 2018 e foi encerrado em 2020, sendo aprovado por unanimidade pelos vereadores.
“Cocos mais uma vez sai na frente de outras cidades, quando boa parte dos municípios ainda não tem o PMSB. Com o Plano em mãos, Cocos poderá buscar recursos federais e estaduais”, disse Agenor.
O secretário explicou muitas vezes os municípios acabam contratando empresas para elaborar Planos Municipais de Saneamento Básico, mas esse não foi o caso de Cocos.
“Um projeto dessa envergadura pode ter o custo de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), mesmo assim ainda não atende a demanda local”, comentou Agenor.
O plano contempla os quatro serviços básicos: Abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Cocos é uma das cidades pioneiras na elaboração e conclusão do plano no Estado.
Os técnicos da Funasa e do IFBA não cobraram nenhum valor pelo apoio dado à equipe da Prefeitura de Cocos, segundo Agenor. “Foi um grande serviço desenvolvido com qualidade, estamos orgulhosos”, encerrou.