Prefeito de Iuiú decreta lockdown por 8 dias e proíbe venda de bebida alcoólica
O lockdown começa a valer neste domingo (6) e irá até 13 de junho. O decreto tem validade de 8 dias e fica proibido vender bebida alcoólica.

IUIÚ – Na noite da última sexta-feira (4), o prefeito de Iuiú, Reinalldo Góes, decretou lockdown no município pelo período de 8 dias, válido a partir de domingo (6). A medida adotada visa conter o avanço da pandemia de Covid-19.
Na manhã de sexta-feira, o município confirmou o sétimo óbito por complicações da doença. O óbito foi o funcionário da empresa Veneza Auto Peças, Diego Pereira Ramos, 32 anos, sem comorbidades.
No início da tarde, o prefeito gravou um vídeo fazendo apelo à população após nova alta de casos de Covid-19. O prefeito anunciou o reforço policial para fiscalizar e fazer cumprir o decreto.
O decreto proibir a venda de bebida alcoólica a partir deste sábado (5), bem como a distribuição e transporte de bebida alcoólica até o dia 01 de julho. Neste domingo, os comércios e serviços considerados não essenciais permanecerão fechados.
O decreto permite o funcionamento dos comércios considerados essenciais, das 07h às 19h30, com limitação de acesso de clientes, sendo até 04 para supermercados e agências bancárias e até 02 clientes para mercearias e outros estabelecimentos.
A partir das 20h, só poderão funcionar farmácias, postos de gasolina, Hospital e comércios de alimentos no sistema delivery .
De acordo disciplina o novo decreto, a medida atinge todo e qualquer estabelecimento comercial da sede ou zona rural, inclusive supermercados e mercearias, só poderão funcionar, depois de retirar bebidas das gôndolas expositoras.
As distribuidoras de bebidas, bem como empresas de transporte de passageiros, vans do transporte alternativo e veículos de particulares também estarão proibidos de adentrar e circular no município com bebidas alcoólicas.
O decreto proibiu o funcionamento de unidades administrativas municipais, academias de ginástica, quadras, ginásios, espaços de lazer com piscinas e outros.
A realização de cultos, missas e atos religiosos com presença de público também seguirá suspensa até o dia 13 de junho.
A Prefeitura esclarece que todas as medidas foram tomadas em razão do número alarmante de casos ativos, aguardando resultado e internados em estado grave, além do aumento do número de óbitos, acometendo, inclusive, pessoas jovens e sem comorbidades.
Além disso, a chegada do mês de junho aumenta a preocupação, já que a realização de eventos (ainda que familiares), nos feriados juninos, tende a elevar ainda mais o número de casos ativos, internações e óbitos.
Iuiú contabiliza 554 casos confirmados, destes, 470 curados, 77 ativos e 7 mortos em decorrência da doença.
