Prefeito de Caetité bloqueia jornalista em rede social e viola liberdade de expressão

O jornalista disse que o prefeito está tentando eliminar quem publica matéria contrária ao governo municipal, então elimina o oposto.

Prefeito bloqueia jornalista
Prefeito bloqueia jornalista

CAETITÉ– O prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, bloqueou o jornalista do site Radar 030, Ederson Albert Alves de Azevedo, na rede social, violando a liberdade de expressão e os direitos de acesso à informação.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

“Bom dia, nobres colegas. Recebi hoje com muita tristeza a informação que o Instagram do site radar 030, está bloqueado para marcar o nome do prefeito em publicações na qual o mesmo é citado. Já não tínhamos uma boa linha de comunicação. Agora se findou umas das poucas de sobravam. Lamentamos muito e deixamos o canal totalmente aberto ao diálogo e o bom relacionamento!(sic)”, disse Ederson.

O jornalista afirmou que o chefe do Executivo está tentando eliminar quem publica matéria contrária ao governo municipal, deixando apenas aqueles que aplaudem, sendo parte de um esforço mais amplo para silenciar os críticos.

Ao Portal Folha do Vale, o editor do Radar 030 frisou que ele precisa sair da conta do veículo para acompanhar as publicações do gestor, dificultando o acesso direto a informações do Governo e não podem interagir com as publicações do prefeito.

Conforme o jornalista, desde 2011 que ele atua na área jornalistica, sempre respeitando o contraditório e informado a população.

Em resposta ao questionamento do Portal Folha do Vale, a assessoria do prefeito respondeu que inicialmente nenhuma conta de nenhum jornalista da cidade, região, estado ou país foi bloqueada pelas redes sociais do prefeito Valtécio Aguiar.
Fato é, que em uma simples pesquisa feita por meio da conta do prefeito, é possível localizar e acessar as contas que afirmam terem sido bloqueadas, já caracterizando a primeira inverdade na informação divulgada.

Nota

Em segundo lugar, destaco o motivo pelo qual as menções foram limitadas para APENAS pessoas que o prefeito segue por seu perfil do Instagram.

Constantemente as redes sociais do prefeito sofrem ataques e chuva de menções na caixa de mensagem, popularmente conhecida como “direct”. Desta forma, o algoritimo do Instagram reconhece as menções como tentativa de SPAM/Phishing, limitando o alcance das publicações, stories, postagens de forma geral para o publico seguidor do perfil.

Visando então a segurança e integridade da conta, que é a presença digital do prefeito em redes sociais, foi limitado para permitir menções apenas de pessoas que ele segue no Instagram. Desta forma, perfis de pessoas, empresas, entidades e afins que não são seguidas pelo prefeito Valtécio Aguiar não conseguem o mencionar em stories, publicações e/ou comentários. Isso não significa que essas pessoas não consigam comentar, curtir, acessar ou até compartilhar as publicações feitas por ele em seu perfil. A limitação se diz respeito apenas a “menções” e afetam TODOS que NÃO SÃO SEGUIDOS PELO PREFEITO.

Essa funcionalidade é liberada pelo próprio Meta e respalda o uso ilimitado por parte de quem queira utiliza-lo.
Segue a seguir print da configuração feita na conta em questãos (@valtecio.aguiar), e o print de acesso à conta do jornalista mencionado na matéria, sem bloqueio, e com indicativo de que segue o perfil titular das acusações.
Abraço.

A assessoria encerra afirmando que inexiste qualquer tentativa de censura.
“A censura é a supressão da verdade. A supressão da verdade é a supressão da liberdade.” – Harry S. Truman

Deixe seu comentário