Prefeita de Carinhanha investe em programa de fomento à produção de ovos

A chefe do Executivo disse que até dezembro serão mais de 10 mil galinhas botando, que serão adquiridos pela Administração Municipal.

CARINHANHA — A prefeita de Carinhanha, no Médio São Francisco, Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), falou do projeto de incentivo a agricultura familiar, com criadores na produção de ovos.

A declaração foi dada na segunda-feira (5) na estreia do programa “Jornal da Cidade”, da Rádio Comunitária Cidade FM. Ela destacou os investimentos para o fomento à produção de ovos.

A chefe do Executivo disse que até dezembro serão mais de 10 mil galinhas botando, que serão adquiridos pela Administração Municipal, para serem inseridos na alimentação escolar.

Chica do PT anunciou que conseguiu agora mais 60 kits, além disso, o município disponibilizará cursos de capacitação para essas produtoras. Ela explicou que como o município irá produzir ovos em grande escala, o alimento será comercializado em Carinhanha e na região.

A Unidade de Beneficiamento de Ovos de galinha caipira, é uma ação da Prefeitura de Carinhanha, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio do Consórcio do Velho Chico (CDS).  

A atividade integra o Projeto Território Produtivo, que visa o fortalecimento da agricultura familiar nas cadeias produtivas de bovinocultura, mandiocultura e avicultura. 

“Esta é a primeira agroindústria de produtos da Agricultura Familiar do município, com capacidade de beneficiar 200 dúzias de ovos diários. Os produtos já sairão com selo de inspeção, oportunizando a comercialização legal em Carinhanha e em mais nove municípios que estão no Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico”, informou a secretária da Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura e Abastecimento, Ivani Souza.

Ivani também lembrou que este é um projeto que está em andamento. “O trabalho não iniciou agora. Nós já construímos 30 galinheiros, distribuímos equipamentos, ração e aves. As famílias estão o mais rápido possível na criação das galinhas e a produção deve começar daqui a quatro ou cinco meses”, pontuou.

Leia mais:
Deixe seu comentário