População de Carinhanha solicita da Prefeitura criação da Guarda Municipal
Moradores de Carinhanha pedem por mais segurança. A população deseja que o Prefeito realize concurso ou contratação para guarda municipal.
CARINHANHA – Os moradores de Carinhanha, cidade da região Oeste, pertencente ao Território da Cidadania Velho Chico, têm solicitado do poder executivo a criação da Guarda Civil Municipal (GCM).
Devido os constates crimes que vem ocorrendo os moradores estão assustados com a falta de policiamento. A cidade conta com apenas dois policiais por plantão para realizar as rondas ostensivas.
Carinhanha possui quase 30 mil habitantes conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), contudo, possui uma grande área territorial na zona urbana e rural. De acordo os moradores o efetivo de policiais não condiz com a realidade do município.
Uma saída para diminuir o número de ocorrências seria a criação da GCM. A GCM atum na proteção dos patrimônios públicos, além de promover a fiscalização dos espaços públicos. De forma indireta os guardas municipais auxiliam na diminuição de ocorrências no perímetro urbano.
A Legislação Brasileira estabelece que municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes podem dispor de uma guarda municipal com o efetivo de 0,4% (quatro décimos por cento) da população. Isso garante ao município o mínimo de quatro agentes, para a fase inicial.
Na gestão do então prefeito Geraldo Pereira Costa (Piau), foi colocado em prática, mesmo não sendo totalmente legalizada, a implantação colaborou para diminuição em mais de 90% o índice de criminalidade em Carinhanha.
Procurado pelo Portal Folha do Vale, a assessoria de comunicação não se manifestou sobre o assunto, mas o espaço fica aberto para tais esclarecimentos.