Pepino é alternativa de renda para agricultores em Iuiú
“Muitas famílias rurais nos últimos anos abandonaram suas propriedades. Estamos trazendo eles de volta”, disse Góes

A cultura do algodão que foi destaque no município de Iuiú, no Sudoeste da Bahia, nas décadas de 70 e 80, devido aos fatores climáticos e às características do solo, perdeu força no meado da década de 90, com a chegada do bicudo. Mas quase 30 anos depois, um grupo de agricultores familiares do distrito de Pindorama, investiu pesado na produção de pepino.
Conforme informação dos produtores, o legume mostrou uma ótima adaptação, surpreendendo com um alto índice de produtividade já nas primeiras colheitas. Para os produtores, o apoio dado pela secretaria Municipal de Agricultura, foi fundamental para atrair investidores da empresa Hemmer Alimentos, que hoje compra o produto e leva para o estado de Santa Catarina.
Segundo os produtores, nesta sexta-feira (1), duas carretas foram carregadas com pepinos no distrito de Pindorama, mostrando seu verdadeiro potencial. “Estou muito feliz, o nosso produto sendo vendido para o estado de Santa Catarina. Isso aqui vai longe”, destacou um produtor.
De acordo com o prefeito Reinaldo Barbosa de Góes, uma parceria entre o município e a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), garantiu câmaras frias para armazenar a produção de pepino.
O gestor afirmou ao portal Folha do Vale, que o incentivo à agricultura local para os pequenos produtores vem sendo muito praticada. “Muitas famílias rurais nos últimos anos abandonaram suas propriedades. Estamos trazendo eles de volta”, disse Góes.
Redação www folhadovael.net