Passeata Contra Exploração Sexual reúne centenas de alunos em Malhada
A Prefeitura do Município de Malhada, por meio da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social, realizaram na manhã dessa quarta-feira, 18 de maio, passeata “Esquecer é Permitir,Lembrar é Combater”.
A Prefeitura do Município de Malhada, por meio da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social, realizaram na manhã dessa quarta-feira, 18 de maio, passeata “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”.
O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Como o objetivo do dia é mobilizar o governo e a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros. A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos.
A passeata saiu defronte o CRAS , percorrendo as principais vias públicas de Malhada,contando com a participação de alunos das escolas do município,Conselho Tutelar,,Sindicato dos Trabalhadores Rurais,Polícias Militar e Civil e a sociedade.O evento finalizou na Praça de Santa Cruz,onde secretários,alunos conselho tutelar e assistentes sociais fizeram o uso da palavra.
A campanha “Esquecer é Permitir,Lembrar é Combater”. esse é o primeiro movimento dessa magnitude no município que visa promover ações que possam debater, explicar e educar os brasileiros a respeito do problema que é a violência cometida contra crianças e jovens. Segundo estudos, dados do Disque Denúncia Nacional mostram que só no primeiro semestre de 2010 foram feitas 3.600 denúncias contra exploração sexual. Não há estatísticas oficias que revelem o número de crianças e adolescentes que sofrem com isso.
Para denunciar, basta ligar no Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, disponível em todo o País, ou buscar o Conselho Tutelar ou um Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente.
O Disque 100 funciona diariamente, das 8 às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Qualquer pessoa pode utilizar o serviço – adultos, crianças e adolescentes – e é garantido o anonimato.
Foi com esse propósito que o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal no. 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira no ano de 1972, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.
Fonte:João Miguel Fonte e Redação:Folhadovale.Net
