Passeata Contra Exploração Sexual reúne centenas de alunos em Malhada

A Prefeitura do Município de Malhada, por meio da Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social, realizaram na manhã dessa quarta-feira, 18 de maio, passeata “Esquecer é Permitir,Lembrar é Combater”.

A Prefeitura do Município de Malhada, por meio da Assistência Social e do Centro de Referência  de Assistência Social, realizaram na manhã dessa quarta-feira, 18 de maio, passeata “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”.

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Como o objetivo do dia é mobilizar o governo e a sociedade para combater essa forma cruel de violação de direitos de meninas, meninos e jovens brasileiros. A violência sexual praticada em crianças e adolescentes pode manifestar-se de diversas formas, sendo as de maior ocorrência, o abuso sexual dentro da própria família e a exploração sexual para fins comerciais, como a prostituição, a pornografia e o tráfico. Todas as suas expressões constituem crime e são, sem dúvida, cruéis violações dos direitos humanos.

A passeata saiu defronte o CRAS , percorrendo as principais vias públicas de Malhada,contando com a participação de  alunos das escolas do município,Conselho Tutelar,,Sindicato dos Trabalhadores Rurais,Polícias Militar e Civil e a sociedade.O evento finalizou na Praça de Santa Cruz,onde secretários,alunos conselho tutelar e assistentes sociais fizeram o uso da palavra.

 A campanha “Esquecer é Permitir,Lembrar é Combater”. esse é o primeiro movimento dessa magnitude no município que visa promover ações que possam debater, explicar e educar os brasileiros a respeito do problema que é a violência cometida contra crianças e jovens. Segundo estudos, dados do Disque Denúncia Nacional mostram que só no primeiro semestre de 2010 foram feitas 3.600 denúncias contra exploração sexual. Não há estatísticas oficias que revelem o número de crianças e adolescentes que sofrem com isso.
Para denunciar, basta ligar no Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, disponível em todo o País, ou buscar o Conselho Tutelar ou um Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente.
O Disque 100 funciona diariamente, das 8 às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Qualquer pessoa pode utilizar o serviço – adultos, crianças e adolescentes – e é garantido o anonimato.

Foi com esse propósito que o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal no. 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira no ano de 1972, o Caso Araceli, em que uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido estuprada em Vitória, no Espírito Santo.

Fonte:João Miguel Fonte e Redação:Folhadovale.Net

Início da Passeata
Início da PasseataDiversas CriançasEquipe do ProjovemCartaz
Equipe do Projovem
Equipe do ProjovemDiversas Crianças
Cartaz
Cartaz
Criança
CriançaSalvador BernardesConselho Tutelar

Salvador Bernardes
Salvador Bernardes
Centenas de alunos
Centenas de alunosCrianças Conselho Tutelar

Veja também
Veja mais notícias
Deixe seu comentário