Parque Eólico de Caetité será ampliada sua capacidade
As empresas irão fornecer geradores para os parques eólicos de Caetité, Guanambi e Igaporã, que, juntos, têm capacidade para produzir, no mínimo, 1,2 GW ou quase o total produzido no mercado brasileiro de energia eólica.
Até 2014 o setor eólico baiano vai receber R$ 6,5 bilhões em investimentos, o que pode gerar mais de cinco mil empregos, tanto na implantação quanto na operação. O governador Jaques Wagner (PT) apresentou na última segunda-feira (04), em Salvador, a parceria entre duas empresas do setor – Renova Energia e Alstom, a qual resulta em um investimento de um bilhão de euros, equivalente a R$ 2,7 bilhões.
As empresas irão fornecer geradores para os parques eólicos de Caetité, Guanambi e Igaporã, que, juntos, têm capacidade para produzir, no mínimo, 1,2 GW ou quase o total produzido no mercado brasileiro de energia eólica. Esses equipamentos serão produzidos em Camaçari e entregues a partir de 2015.
Na ocasião o governador afirmou que vai continuar dando sustentação para esses parques eólicos, tanto pelo que eles representam para produção de energia limpa quanto pela interiorização das riquezas e geração de empregos para Bahia. Já o presidente da empresa Alstom no Brasil, Marcos Costa, afirmou que com a tecnologia de ponta que estão utilizando, com máquinas adaptadas às condições de vento da região, vai ser possível a redução da tarifa na geração de energia eólica.
Edição www folhadovale.net