Pacientes aguardam mais de 4 horas por atendimento na UBS de Feira da Mata

A unidade foi inaugurada em novembro de 2023,pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), inclusive entregou equipamentos e ambulâncias.

FEIRA DA MATA — Pacientes aguardaram por mais de quatro horas para conseguir atendimento médico, na Unidade de Saúde Avança de Feira da Mata, no sudoeste da Bahia. A unidade foi inaugurada em novembro de 2023,pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), inclusive entregou equipamentos e ambulâncias.

O Portal Folha do Vale está nos Canais do WhatsApp; veja como participar. Pelo nosso canal você recebe notícias atualizadas de hora em hora.

A longa espera por atendimento foi relatada por paciente na tarde de quinta-feira (15), ao Portal Folha do Vale. Pacientes disseram que ouviram de funcionários que o quadro de médicos foi reduzido, por isso, a demora no atendimento.

“Cheguei na unidade por volta de 06 h da manhã e esperei até 10 h da manhã para ser atendida, ou seja, quatro horas depois”, comentou uma paciente.

Outro paciente pediu para fazer um apelo para o prefeito e o secretário de Saúde, afirmando o local tem pessoas sentido dores. “Na recepção só manda aguarda e nada é feito para atender, tenhamos mais dedicação com a população de Feira da Mata. Se tem pessoas no hospital, não e por brincadeira não”, comentou.

Cobrança

Ao Folha do Vale, o secretário Paulo Thiago, respondeu que o atendimento é feito por agendamento e urgência. Ele disse que a unidade tem um médico e atende de acordo a demanda, mas como em qualquer outra unidade existe um fluxo muito grande de pessoas e podem ocorrer atrasos.

Segundo Paulo, houve um aumento no atendimento em razão dos casos de dengue. O município tem enfrentado esse aumento de demanda e não possui um repasse financeiro por parte dos governos do Estado e Federal, com relação aos atendimentos de urgência”, comentou Paulo.

Ainda segundo Paulo, desde 2023 que o município cadastrou para receber esses recursos, inclusive para contratar um novo médico.

O caos na saúde matense foi denunciado desde 2022, por Gustavo Fernandes de Oliveira, conhecido como “Goiano Locutor”. Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Goiano disse que o atendimento na unidade de saúde era péssimo, além disso, afirmou que o médico só começava a atender os pacientes depois das 09h da manhã e ainda com ‘pirraça’.

Deixe seu comentário