Nota de esclarecimento: o perigo do Plágio no jornalismo regional
O veículo relatou que Poliana Castro dos Santos de 22 anos, seria companheira Ivalci dos Santos Ferreira (Prancha), quando na verdade é enteada
Uma publicação feita pelo portal Folha do Vale na manhã desta segunda-feira (3) mostrou quanto os veículos são plagiados pelos editores de blogs regionais. Confiando apenas em duas fontes, o portal Folha do Vale publicou informações desencontradas sobre um homicídio ocorrido em Cocos, no Oeste da Bahia, no último domingo,3 de setembro. O veículo relatou que Poliane Castro dos Santos de 22 anos, seria companheira de Ivalci dos Santos Ferreira (Prancha), quando na verdade é enteada.
Erramos porque consultamos apenas duas fontes, já que o bom jornalismo recomenda ouvir várias. O erro cometido pelo portal abre um debate sobre os casos de plágios cometidos por vários veículos regionais, que reproduziram essa informação desencontrada sem se quer citar o veículo original.
Na busca pela audiência, os vários veículos fizeram do jornalismo uma linha de produção (lembrando logo da Teoria de Newsmaking – na qual as notícias são como são porque a rotina industrial assim as determina) sem profunda avaliação, revisão e origem do conteúdo veiculado. Neste sentido, aparecem os erros.
Frequentemente que os veículos regionais cometem os Plágios: ação de assinar, apresentar ou copiar uma obra intelectual (texto, música, fotografia, vídeo etc.) que pertença à outra pessoa, sem autorização ou fazer menção aos créditos do verdadeiro autor da peça. Lamentável, não? Onde fica a ética da profissão?
Redação www folhadovale.net