Moradores de Côcos protestam contra construções das barragens Gavião e Caiçara no rio Carinhanha
Os protestos começaram nas redes sociais após o portal Folha do Vale, divulgar a notícia duas barragens poderão ser construídas nos rios Carinhanha e Itaguari.São as chamadas PCH Gavião e PCH Caiçara possuirão um paredão de concreto de 550 metros de comprimento e 10 metros de altura.
Não é só a hidrelétrica de Belo Monte que é alvo de protestos de comunidades ribeirinhas no Pará. No oeste da Bahia, centenas de famílias estão apreensivas com construção das barragens, no rio Carinhanha, prevista para iniciar suas obras imediatamente.
Os protestos começaram nas redes sociais após o portal Folha do Vale, divulgar a notícia duas barragens poderão ser construídas nos rios Carinhanha e Itaguari.São as chamadas PCH Gavião e PCH Caiçara possuirão um paredão de concreto de 550 metros de comprimento e 10 metros de altura. (Isso porque PCH quer dizer Pequena Central Hidrelétrica). Além das PCHs Gavião e Caiçara, ainda estão previstas para o rio Carinhanha mais 05 (cinco) hidrelétricas, certamente, não menores que essas, e mais 16 (dezesseis) no rio Itaguari e 03 (três) no Riacho do Meio.
Segundo apurou o portal, as comunidades no entorno que não possuem energia elétrica não receberão energia em suas casas, pois o próprio RIMA – Relatório de Impacto Ambiental apresenta que a energia produzida sairá da casa de força direto para uma rede de (Alta tensão) em Montalvânia,Minas Gerais e cairá no Sistema Nacional administrada pela CEMIG.
IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, estará realizando audiências públicas para discussão do Impacto Ambiental para a de duas hidrelétricas no Rio Carinhanha. O IBAMA realizará duas audiências, sendo dias 18 e 20 de junho. A primeira audiência será realizada dia 18 de junho, no município Mineiro de Bonito de Minas, com transportes gratuitos saindo de Montalvânia, também em Minas Gerais. Já no dia 20 de junho, a audiência pública será realizada na cidade Baiana de Côcos.
Redação www folhadovale.net