Médicas cubanas são recebidas com festa em Malhada
“O Programa Mais Médicos veio para resgatar a missão da saúde que é servir, não importa a linguagem oral das médicas que vieram de Cuba, o mais importante é a linguagem da sensibilidade ”, concluiu Edilson.
As duas médicas cubanas que irão trabalhar no interior do município de Malhada,no sudoeste da Bahia, foram recebidas na manhã deste sábado(2),com muita musica cantada por populares. A recepção aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, pelo prefeito Gimmy Everton Moraria Ramos, Dr.Gimmy (PT), com a presença de alguns vereadores,secretários, funcionários públicos e diversas pessoas,que foram prestigiar o evento.
Foram recebidos com festas Misdrey Aragón Castro, com 15 anos de experiência, inclusive já trabalhou na Venezuela; Mercedes Julier Torrez tem 20 anos de experiência e também já atuou em missão internacional. Todas elas são especialistas em medicina familiar.
O Secretário de Saúde, Edilson Coqueiro, falou das dificuldades que atualmente existem na área da saúde, uma vez que segundo ele a maioria dos médicos deixou a missão de servir para ser servido e ganhar dinheiro. “O Programa Mais Médicos veio para resgatar a missão da saúde que é servir, não importa a linguagem oral das médicas que vieram de Cuba, o mais importante é a linguagem da sensibilidade e nós vamos fazer de tudo para ser a segunda família destas profissionais e amigos”, concluiu Edilson.
De acordo com Gimmy, o programa Mais Médicos é um avanço para ajudar as pessoas mais carentes do município. Segundo ele, muitos médicos brasileiros pensam primeiro no dinheiro e não na saúde dos pacientes. “Cuba é um país que tem a melhor medicina do mundo e acreditamos que com este programa, a saúde do Brasil vai melhorar vocês vão fazer um bom trabalho igual à administração pretendemos fazer, nós vamos precisar muito mais de vocês do que vocês de nós”, finalizou Gimmy
Muito emocionada, as médicas também fizeram uso da palavra. Mercedes que irá trabalhar no distrito de Parateca, a partir da próxima terça-feira (5), citou seu objetivo é trabalhar para ajudar os mais necessitados.Para ela quando surgiu esta oportunidade de fazer esta missão eu disse que não poderia ficar de fora.Já Misdrey Aragón,que irá trabalhar no PSF de Canabrava,citou que o Brasil tem as mesmas características de Cuba e está no país para servir.
Redação www folhadovale.net
- Misdrey
- Equipe
- Mercedes Julier