Juvenília perde uma de suas desbravadoras aos 84 anos
Vanete era admirada por todos que o conheciam, principalmente famílias mais carentes que sempre o procuravam.
JUVENÍLIA – Vanete de Brito Pereira, 84 anos, morreu na manhã desta terça-feira (23), em Montes Claros, onde se encontrava internada na Santa Casa. Ela dedicou sua vida para ajudar os mais necessitados.

Vanete era admirada por todos que o conheciam, principalmente famílias mais carentes que sempre o procuravam. Dona Vonete como era carinhosamente conhecida na cidade, se mudou com os pais para à comunidade de Bom Sucesso, que depois recebeu o nome de Caio Martins. À época, no local só existia mato e muita areia.
A família de Dona Vanete é responsável pela fundação da cidade, inclusive nunca se mudou de Juvenília. Ela trabalhou como servente e merendeira na FUCAM (Fundação Educacional Caio Martins), onde ajudou muitas crianças com alimentos.
O neto de Dona Vanete, o médico Gutemberg Caíres lembra que viu muitas vezes ela guardar a merenda que não era consumida pelos alunos para distribuir para os mais necessitados no final do dia. “Chegava criança com ferimento e com piolho, minha vó levava ela para o Rio Carinhanha e cuidava”, comenta.
Emocionado, ele ainda lembra que sua vó distribuía brinquedos e balas no natal, além disso, ela organizavam as melhores quadrilhas na cidade de Juvenília. “Ela dava canjica e quentão para todos, ela nunca cobrou nada de ninguém”,encerrou.
Diversos setores da comunidade lamentam a perda de Vanete, além de enviar mensagens de solidariedade à família Caíres.