incêndio em ônibus deixa moradores em pânico em Guanambi

Mais uma vez reacende-se a discussão sobre a necessidade de um corpo de bombeiros em Guanambi: na tarde desta segunda-feira um flagrante da nossa reportagem no bairro São Francisco quando um ônibus pegou fogo e em pouco tempo as chamas tomaram conta do veículo e uma grande nuvem de fumaça podia ser vista de vários pontos da cidade.
Um estudo do Instituto Movimenta Salvador apontou que a Bahia ocupa o penúltimo lugar entre os estados brasileiros com relação ao número de agentes do Corpo de Bombeiros. De acordo com o G1, site de noticias das Globo, dos 417 municípios, apenas 19 têm grupamentos do Corpo de Bombeiros, ou seja, pouco mais de 5% do estado.
Segundo o Instituto, o estado tem um bombeiro para cada seis mil habitantes, quando o ideal considerado pela Organização das Nações Unidades (ONU) é que este número seja de um bombeiro para cada mil pessoas.
Para se ter uma ideia, unidade do corpo de bombeiros mais próxima de nossa cidade está a 270 quilômetros na cidade de Vitória da Conquista com um efetivo de 100 agentes, com seis viaturas .
Fala-se da necessidade de implantação de uma unidade do corpo de bombeiros em Guanambi como uma das principais exigências da ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil, para liberação do aeroporto local. Contudo, vale destacar a urgência da implantação do serviço por conta da permanente demanda em várias situações como a que foi flagrada na tarde desta segunda feira dia 19. Enquanto não morre ninguém o problema é esquecido, assim que as chamas de cada incêndio se apagam.
Por: Bonny Silva
Edição www folhadovale.net